Bate papo

Dicas para blogueiros #04: como divulgar seu blog nas redes sociais e como eu consegui tantos likes na fanpage

Hoje vamos conversar sobre a importância das redes sociais na divulgação do seu blog e responder a dúvida de muita gente: como conseguir likes na sua fanpage sem comprar seguidores.
Vou começar do princípio: meu blog começou no twitter, então os primeiros posts eram todos divulgados apenas lá. Naquela época (2010) ainda não existia instagram e eu não usava o facebook. Eu divulgava meu blog no twitter, visitando outros blogs e através de emails.
Hoje em dia a coisa tá diferente: muitas pessoas utilizam redes sociais e muitas delas passam boa parte do dia conectadas, então é fundamental que você e o seu blog estejam presentes nessas redes.

como conseguir likes na sua fanpage
Vou listar as principais, mas você não precisa usar todas, se usar umas 3 já está ótimo:

♥ Facebook – É a principal rede de divulgação do meu blog, lá tenho quase 2 milhões de curtidores. Por permitir uso de imagens, texto e links é a minha preferida pra fazer posts. Acho uma delícia pesquisar imagens e escrever por lá.
Para o seu blog, acho indispensável que você crie uma fanpage e compartilhe todos os seus posts, além de outras imagens e links que você achar legal. As pessoas ainda usam muito o facebook, vale a pena usá-lo para divulgar seu blog.
O grande problema das fanpages é que elas não alcançam nem 10% das pessoas que curtem, o que acaba por trazer um retorno bem pequeno. Mesmo assim a divulgação por lá é válida.

Como conseguir likes na sua fanpage?

Muita gente me pergunta como eu consegui passar de 1 milhão de curtidas, então vou contar como a minha fanpage fez tanto sucesso e dar algumas dicas pra vocês conseguirem likes nas suas, também.
01: Convide seus amigos – Sim, as primeiras pessoas que curtiram a minha fanpage foram meus amigos. O próprio facebook mostra uma caixinha onde você pode enviar o convite pros seus amigos curtirem. Eu chamei todas as meninas que estavam na minha lista de amigos e consegui vários likes assim.
02: Use a caixinha de ‘curtir’ do facebook no seu blog: assim sempre que algum visitante novo entrar no seu blog ele vai ver a caixinha e curtir pra se manter atualizado das novidades. Simples, né? É uma coisa que parece boba, mas dá bastante resultado. Aprenda a colocar a caixa com botão curtir no seu blog clicando aqui.
03: (a dica de ouro!) Divulgue sua fanpage nos seus posts: Foi com esse passo que eu consegui crescer a minha fanpage e conseguir tantos likes, sabe o que eu fazia? Comecei a pesquisar nas estatísticas do meu blog os posts que mais faziam sucesso, os que traziam mais visitantes do google pro meu blog e nesses posts eu colocava uma chamada pra curtir a fanpage do blog, mas não era aquele clichê de “curta a minha fanpage”, eu sempre mostrava pras pessoas que eu tinha algo a oferecer.
Exemplo: O post sobre os tons de cabelos loiros é o mais visitado do blog e todo o dia traz várias visitas pra cá. Quando eu percebi esse potencial, adicionei no fim do post um link com o álbum com inspirações de cabelos que eu tenho na fanpage. Acreditem: MUITA gente entrou e curtiu.
Fiz isso em vários posts, e em um ano a fanpage bombou! ;)

Então a dica é essa: descubra quais são seus posts que fazem maior sucesso >> coloque uma chamada para a sua fanpage no seu texto, e não se esqueça de dar um bom motivo para a pessoa clicar no seu link.

Depois disso muita gente nova curtiu, e a partir dessas curtidas e dos compartilhamentos das imagens outras pessoas foram curtindo, e assim ela foi crescendo. Parece bruxaria, né? Mas depois que você consegue muitos likes a sua fanpage começa a crescer sozinha.
Também acredito que o nome só para meninas tenha ajudado bastante. :)

Ah, e nem pense em sair por aí comentando as fotos dos outros pedindo pra curtirem a sua fanpage. Além de ser feio fazer spam, você acaba se queimando e se tornando uma chata! #dica

como conseguir curtidas na sua fanpage
♥ Twitter: Eu amo o twitter, a pesar de achá-lo cada vez mais parado. Ele já foi muito útil pra divulgar meu blog, mas hoje em dia quase não dá resultado :(
De qualquer forma, é legal você ter uma conta e divulgar seus posts por lá, além de interagir com as pessoas. Interação é a alma do negócio quando se rata de redes sociais.
♥ Instagram: Outra rede que eu considero indispensável. É uma rede social que ainda está crescendo muito e que traz uma interação bem legal. Divulgue fotos bonitas, divulgue um pouco do seu dia a dia e claro: divulgue seus posts.
♥ Google plus: Eu ignorei essa rede por muito tempo, mas acredite: faz toda a diferença. Por ser uma rede social do google, a divulgação dos seus posts lá vai aumentar as suas chances de aparecer nas buscas do google (e em um próximo post vou explicar porque isso é tão importante).
♥ Outras redes: As redes que citei anteriormente são as que eu mais uso e que mais me trazem resultado, mas existem outras opções bem legais como o pinterest, o we heart it, o youtube, o lookbook, dentre outras.
Dicas gerais:
Depois de escolher suas redes preferidas, é hora de entrar em ação.
  1. Sempre deixe seus links de redes sociais bem visíveis no seu blog;
  2. Coloque suas redes sociais na assinatura do seu email;
  3. Adicione botões de compartilhamento ao final dos seus posts (veja como aqui)
  4. Seja ativo nas redes sociais, mantenha-as atualizadas, converse com outros usuários e responda os seus leitores;
  5. Não faça spam;
  6. Divulgue todos os seus posts novos e também os seus posts antigos favoritos;
  7. Seja uma pessoa interessante. Antes de postar se pergunte: eu gostaria de ler isso?
Acho que é isso, gente! Espero que compartilhar a minha experiência com vocês ajude de alguma forma. Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários. :)

TODOS OS POSTS DA SÉRIE:
#1: Como criar seu blog
#2 Texto, imagens e comentários
#3: As 5 melhores e as 5 piores coisas de ser blogueira
#4: Como divulgar seus blogs nas redes sociais e como eu consegui mais de 2 milhões de likes na fanpage

23 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *