15 filmes, séries e programas para quem ama moda
Cinema e Televisão,  Moda

15 filmes, séries e programas para quem ama moda

Se você é apaixonado por moda como eu, e busca melhorar seus conhecimentos sobre história, estilo ou mesmo sobre a indústria, esse post é para você!

Existem vários filmes, séries e programas sobre o assunto. Para te ajudar a escolher o que assistir, separei uma lista com 15 opções que você com certeza vai amar:

“Projeto Runway” (TV):

Esse reality show de competição de moda desafia estilistas a criar looks incríveis em prazos apertados. É uma ótima maneira de ver como os estilistas trabalham, bem como obter ideias sobre o que é moda atualmente. Além do formato é um reality show de competição de moda, onde designers de moda competem entre si para criar as melhores roupas e acessórios. A cada episódio, eles enfrentam desafios criativos e são avaliados por um painel de jurados experientes do mundo da moda. Os participantes precisam mostrar suas habilidades em costura, design, criatividade e trabalho em equipe, enquanto lutam para permanecer na competição. Além disso, o programa apresenta convidados especiais e celebridades do mundo da moda, que dão aos participantes conselhos e feedback sobre seus trabalhos. Ao assistir ao “Project Runway”, você irá conhecer a complexidade da criação de moda e entender o quão competitivo e exigente é o mundo da moda. O programa é extremamente emocionante, inspirador e cativante, e é perfeito para quem deseja aprender mais sobre a indústria da moda e como funciona o processo criativo por trás da criação de roupas e acessórios.

“O Diabo Veste Prada” (filme):

Esse definitivamente não poderia faltar nessa lista. Se você ainda não assistiu, recomendo fortemente que assista.

O filme segue a história de uma jovem jornalista chamada Andy Sachs, que consegue um emprego como assistente pessoal de Miranda Priestly ( uma das personagens de filmes mais estilosas do mundo), a poderosa editora da revista de moda “Runway”. A história gira em torno das expectativas e pressões do trabalho, bem como as mudanças na vida de Andy e sua relação com a editora da revista. O filme é baseado no romance homônimo de Lauren Weisberger, que trabalhou como assistente pessoal de Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue. É uma história envolvente, cheia de humor, moda e drama que mostra os bastidores do mundo da moda e como ele pode ser implacável, mas também inspirador. O filme é uma excelente opção para quem busca entretenimento, mas também deseja aprender mais sobre a indústria da moda e seus desafios.

“Girlboss” (série):

É uma série de comédia da Netflix, inspirada no livro autobiográfico de mesmo nome de Sophia Amoruso, fundadora da loja online Nasty Gal. A trama segue a vida de Sophia Marlowe, uma jovem rebelde que mora em São Francisco nos anos 2000 e tem dificuldades em manter um emprego estável. Um dia, ela decide vender roupas vintage em um site de comércio eletrônico e, aos poucos, começa a se tornar bem-sucedida no negócio. A série mostra o processo de criação da marca Nasty Gal, desde a escolha das peças até o crescimento do negócio, passando pelos desafios enfrentados por Sophia como empreendedora. “Girlboss” é uma série divertida, inspiradora e cativante, que mostra como é possível construir uma carreira de sucesso a partir de uma ideia simples e muita dedicação.

“Mad Men” (série):

Embora não se concentre especificamente na moda, a série se passa na década de 1960, uma época em que a moda era fundamental para a cultura e os personagens usavam roupas icônicas da época. A série pode ser útil para entender como a moda evoluiu ao longo do tempo.

Mad Men é ambientada na Nova York dos anos 1960. A trama segue a vida de Don Draper, um publicitário talentoso e misterioso, e sua equipe na agência de publicidade Sterling Cooper. A série retrata a cultura corporativa e a sociedade da época, incluindo o consumo excessivo de álcool, o cigarro como acessório de moda e a luta pelos direitos civis. É uma série cativante, repleta de estilo e elegância, que mostra como a publicidade e a moda influenciaram a cultura da época.

“Paris is Burning” (documentário):

O documentário explora a cultura dos bailes de vogue em Nova York nos anos 80 e como eles influenciaram a moda e a cultura popular. O documentário fala sobre a cena ballroom, um movimento underground de dança e moda, composto principalmente por pessoas negras e latinas LGBT+, que competiam em concursos de dança, desfile de moda e performances teatrais. O documentário mostra a vida dessas pessoas, seus sonhos e desafios, bem como a importância da moda e da performance como forma de expressão. “Paris is Burning” é uma obra cinematográfica que explora a relação entre a moda, a performance e a cultura queer, além de mostrar como esses elementos ajudaram a moldar a cultura pop contemporânea.

“Next in Fashion” (TV):

Uma competição de moda produzida pela Netflix, apresentada pelos estilistas Tan France e Alexa Chung. A série reúne 18 designers de moda de todo o mundo, que competem em desafios temáticos para criar looks incríveis e inovadores. A cada episódio, um designer é eliminado até que reste apenas um, que ganha um prêmio em dinheiro e a oportunidade de lançar sua própria coleção. “Next in Fashion” é uma série empolgante e criativa, que oferece uma visão privilegiada do processo criativo por trás da moda. Os desafios são inspirados em tendências atuais e em movimentos culturais, incluindo moda sustentável e inclusiva. A série também traz diversos convidados especiais, como estilistas famosos, editores de moda e celebridades.

“The September Issue” (documentário):

É um documentário de moda de 2009 que segue a editora-chefe da revista Vogue, Anna Wintour, e sua equipe durante a produção da edição de setembro de 2007 da revista. A edição de setembro é a mais importante do ano para a Vogue, sendo considerada o “Bíblia da Moda”. O documentário oferece uma visão exclusiva dos bastidores da revista, mostrando como são feitas as seleções de moda, as sessões de fotos, as entrevistas e as escolhas editoriais que definem a indústria da moda. “The September Issue” é uma obra fascinante que revela o mundo da moda de alta costura, a influência da Vogue na indústria e a personalidade marcante de Anna Wintour. O documentário é uma excelente opção para quem deseja entender melhor a dinâmica da indústria da moda e os processos criativos que envolvem a produção de uma revista de moda.

“Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” (filme):

“Confessions of a Shopaholic” é um filme de comédia romântica que filme conta a história de Rebecca Bloomwood, uma jornalista de moda que é viciada em compras e se encontra em uma situação financeira difícil devido às suas dívidas de cartão de crédito. Enquanto tenta controlar seus gastos e encontrar uma maneira de pagar suas dívidas, Rebecca consegue um emprego em uma revista de finanças e acaba usando sua paixão por moda para ajudar a revista a se tornar mais atraente para o público feminino.

O filme é uma comédia leve e divertida, que oferece uma visão cômica do mundo da moda e do consumismo desenfreado. Além disso, aborda questões importantes como finanças pessoais e a cultura do endividamento.

“The True Cost” (documentário):

É um documentário de moda que explora as complexidades e impactos da indústria da moda global. O filme examina o custo real de se vestir em uma sociedade cada vez mais consumista, expondo as condições desumanas em que muitos trabalhadores da moda são submetidos e o impacto ambiental da produção em massa de roupas. Além disso, oferece uma visão crítica da cultura do fast fashion e questiona a sustentabilidade desse modelo de negócios.

O documentário é uma chamada à ação para os consumidores, incentivando-os a se tornarem mais conscientes de suas escolhas de moda.

“Bill Cunningham New York” (documentário):

É um documentário que apresenta a vida e obra de Bill Cunningham, um fotógrafo de moda icônico que trabalhou por décadas no jornal The New York Times. O filme segue Bill em seu dia-a-dia pelas ruas de Nova York, fotografando a moda de rua e os eventos mais badalados da cidade. Além disso, o documentário apresenta entrevistas com amigos, colegas e admiradores de Bill, que destacam sua personalidade única e a influência de seu trabalho na indústria da moda.

O filme é uma homenagem à vida e obra de Bill Cunningham, que era conhecido por sua paixão pela moda e pela fotografia. “Bill Cunningham New York” oferece uma visão inspiradora do trabalho de um fotógrafo de moda que capturou a essência da moda de rua em Nova York e influenciou muitos outros fotógrafos e estilistas em todo o mundo.

“The Crown” (série):

É uma série de drama histórico que retrata a vida da rainha Elizabeth II desde sua ascensão ao trono britânico em 1952. A série explora não apenas a vida pessoal da rainha, mas também os eventos históricos e políticos que ocorreram durante seu reinado. Além disso, a série também chama a atenção pelos figurinos elegantes e sofisticados, que retratam a moda e o estilo da época.

Para quem ama moda, “The Crown” é uma ótima opção de série. Os figurinos são incríveis e retratam com precisão a moda dos anos 50, 60 e 70, que foi marcada por um estilo elegante e sofisticado. A série oferece uma oportunidade única de ver de perto o vestuário usado pela realeza britânica em eventos oficiais e cerimônias, além de mostrar como a moda era usada como uma forma de comunicação e representação da imagem pública da rainha.

“Absolutely Fabulous” (série):

É uma série de comédia britânica que segue a vida de duas mulheres de meia-idade, Edina e Patsy, que são viciadas em moda, álcool, drogas e celebridades. As duas trabalham na indústria da moda e são obcecadas por estar sempre na moda e fazer parte do mundo dos ricos e famosos.

A série satiriza a cultura da celebridade e da moda. Edina e Patsy são personagens excêntricas, engraçadas e totalmente exageradas, que sempre se envolvem em situações absurdas e loucas. Além disso, a série também faz uma crítica sutil à indústria da moda, mostrando como ela pode ser superficial e vazia.

“Valentino: The Last Emperor” (documentário):

É um documentário que conta a história do lendário estilista italiano Valentino Garavani e seus últimos dias à frente de sua marca de moda. O documentário mostra o mundo da moda pela perspectiva de um dos designers mais influentes e icônicos de todos os tempos.

O filme acompanha Valentino e sua parceira de negócios, Giancarlo Giammetti, ao longo de um ano durante os preparativos para um grande evento de comemoração dos 45 anos de carreira do estilista. O documentário inclui entrevistas com diversas celebridades, incluindo Anne Hathaway e Gisele Bündchen.

O documentário apresenta uma visão intimista da vida pessoal e profissional de Valentino, mostrando as suas rotinas de trabalho, bem como os desafios enfrentados pela sua marca no mundo da moda em constante mudança. O filme também explora as suas relações com outros designers de moda, celebridades e a indústria da moda em geral.

Assistir filmes, séries e programas de moda pode ser uma ótima maneira de aprender mais sobre a indústria e como a moda é uma forma de expressão. Além disso, essas opções oferecem entretenimento e histórias interessantes que podem inspirar e ajudar a expandir sua visão de mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *