Tô gorda!
Gente, recebi um universo de temas para trabalhar aqui essa semana. Por sinal, já deixo meu agradecimento! Mas uma emergência surgiu, tanto de mim, quanto de outras pessoas pela web, me fazendo perceber que é um tema complicado, delicado e sobre o qual ninguém fala. Afinal, é horrível se assumir gorda, né?
Mas acontece que, exceto pelas paranóias bulímicas e anoréxicas de algumas pessoas – não estou julgando! Eu poderia até fazer um post gigante sobre essa complexidade psicológica – muitas pessoas se consideram gordas, nos dias atuais. Algumas, sem razão. Para charme, para receber elogios, tem gente que, pesando 40kg (como algumas japonesas que ví em um relato da revista Zipper) já estão entrando em dieta.
Mas vamos aos fatos: as pessoas estão cada vez mais sedentárias. E cada vez mais se alimentando de forma inapropriada. Não falo pelo mundo, falo por mim. Estou acima do peso considerado saudável e meu triglicérides está lá no alto (apesar de eu ter conseguido reduzir o colesterol, que estava em nível perigoso).
Paloma, eu tô gorda. E agora?
Primeiro, você precisa calcular seu IMC para descobrir se está acima do peso mesmo. Está muito? Pouco? O primeiro passo importante é definir o quanto é necessário perder. Depois disso, pare e reflita sobre seus hábitos: sedentarismo, alimentação errada, almoço rápido, come muito e poucas vezes, ou várias vezes. É fundamental analisar onde está seu erro para poder corrigir.
Dietas?
Aquelas dietas malucas não são necessárias, se houver dedicação. É recomendado fazer algum tipo de exercício físico. Uma caminhada diária de 30 minutos faz uma diferença, que você nem acredita! Comer de 3 em 3 horas é necessário, um café da manhã rico em frutas, sucos e cereais – uma fruta de intervalo, um almoço balanceado e um lanche de intervalo, jantar bem leve e uma fruta antes de dormir. É o que me foi recomendado e tentarei seguir a risca!
Uma boa dica, para quem está desmotivado, é se informar sobre os Vigilantes do Peso. Há uns anos, quando minha mãe frequentava, eles usavam muitas dietas de sopas e era bem desanimador. Hoje em dia, estive pesquisando, eles estão bem atualizados! Cada alimento corresponde a um ponto e você come o que quiser, seguindo uma pontuação diária e semanal. Existem alimentos que valem 0 pontos, como verduras, dos quais você pode abusar para matar a fome em momentos desesperadores. O Vigilantes trabalha com reuniões semanais e você também pode optar pelo ‘tratamento’ em casa, em que compra um kit e segue as dietas e sugestões por sí só. Dá um conferida nos valores e na forma de trabalhos deles, é bem legal!
O importante é não desanimar. Pense que, além de cuidar do seu corpo e da sua beleza, você estará tratando sua saúde. Informe-se com um nutricionista, um terapeuta, um personal trainner. Não tenha vergonha de obter ajuda para perder peso, caso a tentativa sozinha não esteja funcionando… Mas motive-se! Marque uma meta e lute por ela. Tudo vai depender de você e suas atitudes.
E eu assumo: tô gordinha, sim! Mas estou, não sou!! Isso vai mudar, pois depende apenas de mim e eu estou disposta a isso!
Prometo que volto contar pra vocês se está dando certo… com direito a foto de antes e depois, hein? Beijos, meninas! Cuidem-se!
9 Comentários
Rafaelli - Só Para Meninas
ótimo esse post! é realmente muito importante colocar a saúde em primeiro lugar, ao invés de correr pra essas dietas doidas que só fazem pior á saúde!
Anonymous
Ameiii o post
muito bem feito
e MUITO animador
alias q mulher não tem essa neurose neh?
Eu parei a academia e trabalho 9 horas por dia sentada
o q eu estou fazendo eh levando biscoito de agua e sal ou uma fruta e comendo algo bem leve no almoço. e o principal to bebendo mto liquidos (agua,leite e sucos)
também divido meu horario do almoço em 20 min (almoço) e 40 ou 30 min caminhada pelas redondezas
está funcionando :) também vo de onibus entao eu desço uns 3 pontos antes pra anda + um pouco
tomara q minha dica ajude alguem :)
Beijos Nath
Loma Sernaiotto
MUITO BOM, Nath! *~~~*
Que dedicada!! Dicas super úteis, viu? E essa caminhada de 3 pontos antes deve ajudar muito!! ♥
Obrigada pelo comentário!
Amanda
Eu acho que a pessoa tem que sentir que precisa mudar.
Eu vou comçar a academia amanhã e super me identifiquei com o textoo
Beijos,
Amanda
maonamake.com
Unhas pintadas e cia
Ahhhh adoreiii
ótimas dicassssssss
Monique
http://unhaspintadasecia.blogspot.com
Tem sorteio bem simples lá no blog quero te ver participandooooooooo
Letícia
agora tenho que conciliar faculdade e trabalho. passo 15h por dia fora de casa, ou seja: só como na rua. minha saída pra não sair do meu peso ideal é nao comer durante as refeições. tomo cafe da manha, almoço comida depois da faculdade e só vou jantar as 10h quando chego em casa. tomo café ou como club social durante a tarde. mas nada de doces, frituras, refrigerantes, etc… *-*
Pixiie
Eu estou gorda, tipo quase entrando no primeiro grau de obesidade #seriously
Eu tenho problemas com o peso desde os 14 anos, já passei por várias etapas, desde ter costelas aparecendo e estar gordinha, como agora.
Hoje em dia eu procuro não me estressar demais senão entro em paranoia. Tô gordinha, mas não é o fim do mundo.
Além do mais, tá comprovado que o que me faz engordar é minha ansiedade compulsiva, então ficar estressada é pior.
Ótimo post, beijo.
fabina
oi adorei a matéria sobre estou gorda? Também estou nessa luta, tenho 37 anos, meu metabolismo não funciona muito bem, tento manter minha vida saudável ,quero compartilhar, viseti nossa loja,temos tudo em suplementação http://www.nutritivasaude.com.br corre ver.
Rafaelli Antes
Muito legal, Fabi! Que a gente consiga alcançar nossos objetivos! ;)