Sem categoria

5 hábitos que evitam o estresse

Sobrecarga no trabalho, correria do dia a dia, problemas familiares, estudos e trânsito são os fatores causadores do estresse cotidiano. Muitas vezes essa impaciência acaba por afetar nossa vida de forma negativa, tornando-nos  pessoas nervosas, inquietas, raivosas e mau humoradas. Com muita frequência o estresse pode ser  prejudicial à saúde.

O estresse é o nosso matador silencioso, pois é uma reação de preparação do indivíduo sob uma situação de alerta ou enfrentamento e esse efeito acaba por liberar hormônios que vão direto para o nosso sistema nervoso e caem na corrente sanguínea, então o coração acelera, o corpo sua, vêm a dor de estômago, a disfunção intestinal, a fadiga e os problemas com o sono. Em longo prazo, o estresse pode se tornar crônico e acabar prejudicando nossa saúde e nossa produtividade.

hábitos que evitam o estresse

É importante, porém, não banalizar o estresse e saber diferenciá-lo de uma irritação normal. Alguns desentendimentos no dia a dia são normais, mas, com alguns pequenos hábitos você pode se ver livre do estresse e do nervosismo:

1. Deixar seu ambiente de trabalho e sua casa organizados dão uma sensação de tranquilidade e harmonia, por isso, organize sua mesa de trabalho e seu lar.

2. Tire um tempo durante o dia para meditar. Dentre inúmeras tarefas, uma delas deve incluir sua saúde, principalmente a mental. Em meio do ambiente pesado do trânsito, do serviço, dos estudos, ao final do dia tire pelo menos 30 minutos para descansar sua cabeça e refletir sobre seu dia. Isso faz com que você diminuía o ritmo do seu corpo e consiga pensar melhor. Analise também o que pode ter lhe incomodado e gerado o estresse, para que no dia seguinte você possa evitar.

3. Escute músicas relaxantes nas suas pausas, a música tem um poder de acalmar a mente e trazer uma paz de espírito. Experimente colocar um CD com músicas calmas enquanto dirige ou então em seu celular com um fone de ouvido.

4. Praticar atividade física tem diversas características relacionadas ao relaxamento dos músculos, além disso, durante o exercício o corpo libera o hormônio da adrenalina, que age na redução do estresse e também o hormônio endorfina que produz uma sensação de bem estar.

5. Dormir bem é capaz de reverter as agressões sofridas pelo nosso organismo através do estresse, quando você está descansado, tem uma maior clareza de pensamento e uma habilidade maior para reagir aos estímulos agressores. Pessoas que dormem menos tendem a ser mais irritadas.

aviso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *