como usar chocker feminina dicas
Moda

Choker: dicas para usar o colar feminino que virou mania

As joias femininas, assim como qualquer outro item de moda, estão em constante evolução, ganhando novos tipos de design e modelos. Um exemplo disso é o choker, um colar ancestral que voltou com tudo.

Usado pela última rainha da França, Maria Antonieta, essa joia era símbolo de nobreza. Muitos anos mais tarde, o colar choker virou febre nos anos 90, não mais como um artigo de luxo, mas como símbolo de rebeldia e até mesmo com um toque fetichista. Por ser muito específico, pois marcava uma determinada faixa etária e estilo de vida, essa peça caiu em desuso no início do século 21.

como usar choker em looks femininos

Mas, como pode acontecer com tudo na moda, esse acessório feminino voltou totalmente repaginado e cheio de variedade. Resgatado para as passarelas por grifes como Balmain, Chanel e Dior, essa peça voltou a ser objeto de desejo dos fashionistas, tornando-se popular entre as brasileiras logo após aparecer em novelas, incrementando os looks de atrizes como Giovanna Antonelli.

Apesar de não ser uma unanimidade entre as joias femininas favoritas, o fato é que atualmente esses acessórios estão mais democráticos, deixando de transitar somente entre os extremos ultra chique ou rebelde. Chokers de prata, banhados a ouro, mais delicados, de conchas, com nó e muitos outros tipos fizeram mulheres de todos os estilos perderem o receio de usar o acessório.

Como usar a choker com diferentes looks?

As gargantilhas e chokers são joias que podem ser usadas em vários momentos, tanto como protagonistas da sua produção ou como um belo detalhe que arremata o look. Separamos algumas dicas bem simples para te ajudar a escolher o colar choker feminino ideal para cada ocasião. Quer conferir? Vem com a gente!

como usar choker buzios look praia
  • Look praia: Os chokers de búzios são peças que, no litoral ou fora dele, remetem ao mar, à areia e ao frescor do verão. Totalmente inspirador, esse acessório fica perfeito com vestidinhos leves, blusinhas, vestidos longos e estampados, shorts, saias e outras peças de roupa femininas de verão. Por ser muito praiano e despojado, esse tipo de choker deve ficar restrito a passeios e outros eventos casuais, já que passa uma mensagem muito informal e solar.
como usar chocker feminina fita laço
  • Um toque jovem: Se você deseja fazer composições que mesclam o básico com o despojado, que tenham informação de moda, sem ser sem graça nem sofisticar excessivamente o look, o choker de fita é a opção perfeita para você. Esse tipo de gargantilha é feito de materiais como a camurça, o couro sintético, entre outros. Você pode dar um nó simples para dar um charme ou fazer um lacinho para um algo a mais. O mais legal é que esse acessório combina com tudo: camisas básicas, roupas mais decotadas, croppeds, etc. O choker com nó quebra o romantismo de looks mais femininos, traz um peso delicado a peças de inverno e incrementa produções básicas.
  • Sofisticada sem carregar: Os colares choker ganharam novas versões com design mais requintado, pedrarias, materiais nobres e outros elementos que tornam qualquer peça ainda mais valiosa. Reservadas para momentos especiais como jantares, festas, eventos anuais, casamentos, entre outros, elas são joias únicas, que são cuidadosamente pensadas para combinar com vestidos de gala e outras peças de roupa mais elegantes. Para combiná-las com brincos ou pulseiras, procure deixar que uma joia se destaque enquanto as demais sejam mais discretas.
como usar choker no trabalho look
  • Look trabalho: No ambiente corporativo, um visual alinhado e discreto é essencial para transmitir profissionalismo e inspirar respeito. Apesar disso, não devemos confundir a produção para trabalho com roupas conservadoras e sem graça. Para deixar seu look mais interessante e aumentar sua confiança e credibilidade, as gargantilhas mais fininhas e delicadas são uma ótima forma de complementar o visual sem excessos.

Experimente também mesclar o choker com colares longos para um visual original e único, com joias com a mesma temática para manter a coerência. Ou, se você for mais discreta, aposte nas peças mais fininhas para um toque brilhante e quase imperceptível. Você pode brincar todas as possibilidades, pois o colar choker se adapta a qualquer estilo!

Como você viu, essas joias vindas do passado se transformaram em belas e variadas releituras, e se tornaram essenciais na renovação do visual. Bem rentes ao pescoço, os chokers deixaram de ser uma peça vista com relutância: se antes as mulheres achavam que essa joia era como uma “coleira”, que seria muito grosseira e que poderia sufocar ou incomodar, hoje ela é uma das melhores amigas do porta-joias femininos. Escolha o modelo que mais combina com você e explore diferentes visuais com esses acessórios da moda.

Gostou do post sobre o choker? Continue navegando no blog e saiba mais sobre outros assuntos do universo feminino.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *