Beleza

10 motivos pelos quais o seu cabelo não cresce

Já recebi muitos comentários e e-mails de meninas dizendo que o seu cabelo não cresce, principalmente depois que contei meus 3 segredos (super simples) para o cabelo crescer saudável.

Se você é uma das amantes dos cabelos super longos, veja nesse post alguns dos motivos que podem estar fazendo o seu cabelo demorar mais para crescer, mas lembre-se que não existe produto milagroso que vá fazer o seu cabelo crescer 10 cm por mês (como vemos em muitas propagandas enganosas), e sim alguns produtos e práticas que podem acelerar esse crescimento (o normal é que ele seja de 1 a 1,5 cm por mês) e fazer com que ele fique mais saudável, impedindo a quebra.

cabelo crescer só para meninas

10 motivos pelos quais o seu cabelo não cresce:

1: Você tem alguma alteração hormonal – Os hormônios influenciam muitos processos do nosso corpo e o crescimento capilar é um deles. Se você acha que esse pode ser o seu caso, procure um endocrinologista.

2: Você tem alguma deficiência nutricional – ta aí outro fator que as vezes a gente esquece que pode fazer bastante diferença: a alimentação, isso porque a deficiência de metais como zinco, cobre e ferro pode causar queda, afinar o fragilizar os fios. A recomendação é consumir 12 mg de ferro (presente em carnes vermelhas e vegetais de folhas escuras), 15 mg de zinco (presente em carnes vermelhas, frango e peixe) e 3 mg de cobre (presente na aveia, farinha de soja e lentilha).

3: Genética – a resposta pode ser mais simples do que você imagina, já que algumas pessoas tem tendência a terem fios mais finos, ralos e que crescem menos. É possível atenuar essa situação diminuindo os outros fatores que diminuem o crescimento dos cabelos.

4: Seu cabelo é muito oleoso – a oleosidade do couro cabeludo causa inflamação e faz com que o fio caia mais rapidamente. Para contornar esse problema você deve usar shampoos específicos para controle da oleosidade e não tomar banho com água muito quente.

5: Você tem usado muita química – pintar, descolorir e/ou alisar os cabelos fragiliza os fios e facilita a quebra. Além disso, o uso do secador, chapinha e modeladores deixam os cabelos mais sensíveis. Para evitar danos, hidrate os cabelos com frequência (toda a semana, a cada 15 dias ou mensalmente, dependendo da necessidade) e aposte no uso de termoprotetores.

cabelo crescer rapido só para meninas

6: Você corta muito o seu cabelo – Falei sobre isso no post sobre o meu crescimento capilar, mas vale repetir: cortar os cabelos com frequência não faz com que ele cresça mais rápido, então deixe para cortar apenas quando necessário.

7: Você está olhando no lugar errado – seu cabelo pode estar crescendo sem você perceber, isso porque você tem medido o crescimento pelo comprimento em si (nas pontas) e não pela raiz. Passe a observar a raiz, pois muitas vezes as pontas ficam ralas e quebradas, o que faz parecer que o cabelo não cresceu.

8: Você está cortando toda a parte “ruim” do seu cabelo – Se o seu objetivo é ver o seu cabelo crescer, cortar toda a parte estragada do cabelo não é a melhor solução, já que o comprimento diminuirá bastante de uma só vez e as pontas provavelmente estragarão novamente com o tempo. Nesse caso, a dica é ir cortando as pontas aos poucos.

9: Você não corta o seu cabelo com tesouras apropriadas – cortar os cabelos com tesoura de tecido ou de papel pode deixar as pontas menos disciplinadas e com um acabamento inferior, o que pode fazer com que você precise cortar as pontas novamente em menos tempo do que cortaria se tivesse usado a tesoura apropriada.

10: Você não bebe muita água – ta aí mais um item essencial e que muitas vezes esquecemos: beber água. Se você conseguir manter a quantidade ideal por dia (de 2 a 3 litros) sua pele, unhas e cabelo terão uma boa melhora.

E aí, quais desses itens vocês acham que tem feito de errado?

Não deixem de ver meu post com dicas para o cabelo crescer saudável e também o post com inspirações de cabelos de Rapunzel. E não deixe de seguir meu instagram (@soparameninas), sempre deixo dicas por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *