Beleza,  Cabelos

hidratação, nutrição ou reconstrução: do que o seu cabelo precisa?

Você já se perguntou se o seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução? Depois que eu descobri o tal do cronograma capilar, percebi que esses três tratamentos são bem diferentes e que saber exatamente do que o nosso cabelo precisa nos ajuda muito a cuidá-lo da maneira certa e alcançar os resultados esperados.

Pra entender a diferença entre esses três procedimentos é importante entender a estrutura do cabelo e em que parte dele cada um age:

  • A reconstrução capilar age na queratina, uma proteína que forma cerca de 90% do cabelo e é composta por aminoácidos.
  • Já a nutrição (ou umectação ) serve para repor os lipídeos, importantes pra manter os fios saudáveis e alinhados. Essa reposição é importante pra “selar” a hidratação no fio, impedindo que ele perca água e umidade.
  • hidratação, processo mais conhecido entre os três, é feita pra repor a água dos fios, conferindo maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos.

hidratação nutrição ou reconstrução

Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução?

Primeiro, é importante lembrar que o cabelo não precisa desses procedimentos apenas quando passa por algum tipo de química, porque a perda de nutrientes e água acontece naturalmente, o tempo todo, seja pelo uso do secador, chapinha, cloro, água do mar ou até pela exposição ao sol ou água muito quente do chuveiro.

Pra identificar as necessidades dos seus fios, é necessário analisar se está quebrando, sem brilho, sem balanço, secando muito rápido, com pontas duplas, ressecado, fino, dentre outros. Você também precisa ter em mente o histórico de químicas nos últimos meses: fez progressiva, pintou, descoloriu? E, claro, saber qual é o seu tipo de cabelo: liso, fino, ondulado, cacheado, grosso, oleoso, seco, misto ou outro?

Quando o cabelo precisa de hidratação?

Se você notar seu cabelo sem brilho, armado, ressecado e embaraçando quando molha, é sinal de que você está precisando de uma hidratação. Todos os cabelos em algum momento precisam dela, até os mais oleosos, e ela pode ser feita com frequência, já que o excesso não danifica o fio, a única indicação é que você dê um intervalo mínimo de 48 horas entre uma e outra. A minha dica é fazer uma ou duas vezes por semana.

O que usar? máscaras capilares que possuírem extratos de frutas, pantenol, glicerina, babosa (aloe vera), silicones, vitaminas, mel e açúcares. Eu sempre procuro condicionadores e máscaras que no rótulo indiquem ser super hidratantes ou de hidratação intensa.

Quando o cabelo precisa de nutrição?

Se ele estiver poroso, com frizz, e desalinhado é hora de nutrir. Esse procedimento pode ser feito toda a semana ou a cada 15 dias e também é chamado de umectação. Em cabelos oleosos repor os lipídios faz com que o couro cabeludo não produza tanto sebo, o que ajuda a controlar a oleosidade. Nos cabelos cacheados, a nutrição ajuda os cachos a ficarem mais alinhados.

É importante lembrar que os lipídios do cabelo servem como uma capa protetora que ajuda a segurar a água dentro do fio, logo nutrir pode ser considerado um complemento à hidratação e seu cabelo deve estar hidratado para que o efeito seja positivo.

O que usar? máscaras com óleos vegetais (argan, macadâmia, amêndoas, sementes de uva, coco, linhaça, oliva), manteigas vegetais (cupuaçu, karité, cacau, abacate), ceramidas ou tutano vegetal ou animal.

Eu geralmente faço minha nutrição no salão, com um produto específico, ou e casa com óleo de coco ou azeite de oliva (aplico diretamente no cabelo)

Quando o cabelo precisa de reconstrução?

Quando seu cabelo está elástico, quebradiço, ralo, com pontas duplas e se partindo, é hora de reconstruir, mas cuidado com essa etapa, porque o excesso de queratina também faz mal. A indicação é fazer a cada 15 dias em cabelos muito danificados e/ou quimicamente tradados e depois continuar fazendo apenas mensalmente.

O que usar? máscaras com queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, aminoácidos e proteína hidrolisada do trigo, milho e etc. Uma dica fácil é adicionar uma colher e queratina líquida à sua máscara.

E aí conseguiu descobrir se seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução? :)

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *