Beleza

Afinal, vale a pena comprar melatonina?

Comprar melatonina, ou não, é uma dúvida que ainda acomete várias pessoas. Derivada do aminoácido triptofano e do neurotransmissor serotonina, ela é responsável, principalmente, por melhorar a qualidade do sono

Além de favorecer pessoas que têm dificuldades para dormir, ela também beneficia o organismo em diversos outros aspectos, trazendo mais qualidade de vida de maneira geral. 

Quer saber mais sobre a melatonina e todas as suas vantagens? Então continue lendo este post.

benefícios da melatonina. comprar melatonina vale a pena?

O que é a melatonina?

A melatonina é uma substância liberada pelo cérebro especialmente quando esse detecta a escuridão (períodos noturnos). Ela é excretada mais especificamente quando os neurônios conectam a retina (região do olho sensível à luz) à glândula pineal (que secreta esse hormônio). 

Sua produção atinge seu nível máximo às 2h da manhã e pode ser retardada, ou até mesmo completamente suprimida, quando há presença de luz. Por tudo isso, a melatonina é considerada o hormônio do sono, sendo sua principal atribuição regular essa função, tornando-a mais adequada e satisfatória.

Quais os benefícios da melatonina?

Além de regular a qualidade do sono, a melatonina também atua em outras funcionalidades importantes do nosso organismo, tais como:

  • fortalecer do sistema imunológico;
  • tem ação antioxidante; 
  • melhora das funções dos olhos;
  • regula o ritmo circadiano;
  • protege contra radiação solar;
  • reduz o estresse oxidativo.
melatonina para pele e cabelos

Vale a pena comprar melatonina para pele e cabelos?

Embora existam estudos limitados sobre os benefícios para pele e cabelos, já são comprovados o poder antioxidante da melatonina e sua ação em diminuir os efeitos dos danos causados por raios UV. Essa ação é fundamental para pele e cabelos saudáveis. 

No que diz respeito à pele, a melatonina penetra facilmente na epiderme devido ao seu baixo peso molecular e, além de retardar o envelhecimento celular, ajuda a combater os radicais livres. Isso reforça a capacidade de regeneração celular e a resistência contra os danos causados pela radiação dos raios solares.

Alguns estudos científicos provam ainda que a melatonina é poderosa também para os cabelos, pois aumenta a densidade capilar, dá espessura e impulsiona o crescimento dos fios, além de combater a dermatite seborreica.

Assim, se você tem problemas com queda de cabelo, vale a pena comprar melatonina, pois ela atua inibindo a morte das células responsáveis pela produção da queratina. 

Quais são as contraindicações e os efeitos colaterais da melatonina?

Efeitos colaterais comuns após o uso de melatonina incluem dor de cabeça, tontura, náusea, hipotermia e sonolência. Devido a esse último, não é recomendado dirigir ou realizar qualquer outra atividade que exija atenção dentro de cinco horas após a ingestão de suplementos de melatonina.

Ela também é contraindicada para crianças, mulheres grávidas e lactantes. Pessoas com quadros de depressão, diabetes e pressão alta devem evitar fazer o uso de melatonina. Da mesma forma, pacientes que passaram por transplantes de órgãos também devem se abster de utilizá-la, pois seu uso pode causar hemorragia.

É importante ressaltar que a melatonina pode interagir com certos medicamentos que são tomados por pessoas que apresentam alguma das condições citadas — como os anticoagulantes, antiplaquetários, anticonvulsivantes, contraceptivos e remédios para diabetes.

Portanto, por mais que ela traga inúmeros benefícios para a saúde, antes de comprar melatonina é indicado consultar um médico ou nutricionista para receber as devidas orientações e identificar a dosagem exata que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *