Moda

Como combinar cores nos looks

É comum que, na moda, tenhamos mais facilidade em usar tons neutros como o preto, o cinza, o branco e até mesmo o jeans. Combinar cores não é tão simples, e justamente por isso a tendência é não nos arriscarmos.

Mas as cores são poderosas, tiram os nossos looks do dia a dia do óbvio e, especialmente se bem combinadas, trazem bastante informação de moda.

Se você quer começar a se arriscar nas cores, mas não sabe nem por onde começar, esse post é pra você.

 dicas para combinar cores como combinar diferentes cores looks moda

O Círculo Cromático

Pra facilitar o entendimento, vou usar o Círculo Cromático, que é uma representação simples das cores que nós conhecemos.

Ele é dividido em 12 cores: as 3 cores primárias (azul, vermelho e amarelo), as 3 cores secundárias (verde, laranja e violeta) e as 6 cores terciárias (roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado, roxo-azulado) e suas escalas de tons (mais claros e mais escuros).

Com essa ferramenta conseguimos visualizar as cores e identificar facilmente as cores complementares, análogas e outras combinações.

Combinação monocromática

Esse tipo de combinação ocorre entre cores resultantes de pequenas variações de profundidade e/ou intensidade.

O que traz profundidade às cores é a adição de preto, que a torna mais profunda e escura, enquanto a adição de branco a torna mais clara. Já cores intensas são cores mais vivas.

No círculo cromático, a escolha de cores para realizar esse tipo de combinação é feita utilizando apenas uma “fatia” de cor, ou – de forma mais simples – um look todo em uma cor só.

como combinar cores: combinação monocromática

A combinação monocromática é tida como uma combinação elegante, com baixo contraste e que proporciona um efeito alongador ao corpo.

Em tons escuros é bastante utilizada em roupas para a noite e look balada, mas pode ser utilizada em diversas ocasiões.

Combinação análoga

Cores análogas são cores vizinhas no círculo cromático, ou seja, lozalizadas imediatamente do lado direito e esquerdo da cor escolhida como principal.

Esse tipo de combinação resulta em looks agradáveis e harmoniosos, pois as cores possuem pigmentos em comum.

como combinar cores combinação análoga

Um exemplo de combinação análoga que tem feito sucesso entre as fashionistas é o vermelho + rosa, mas o bom e velho verde + amarelo também é um exemplo.

Combinação complementar

Essa é uma combinação de alto impacto e – na maioria das vezes – contraste, que transmite muita originalidade, criatividade e uma pitada informalidade.

Para chegarmos a essa combinação basta usarmos cores opostas do círculo cromático.

combinação complementar na moda

De todas as combinações apresentadas hoje, a complementar tende a ser a que causa mais estranheza, pois além de não ser comum, une cores que não apresentam semelhança.

Espero ter ajudado vocês com essas dicas de como combinar cores. Que tal colocarmos em prática algumas dessas opções? Se você quer aprender a montar looks com facilidade, clique aqui!

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *