círculo cromático combinação de cores ultra violet
Moda

Como combinar o ultra violet, a cor de 2018

Quem acompanha as tendências de moda e design já sabe que todo o ano a Pantone elege a cor ano. Para 2018 a eleita foi o Ultra Violet (PANTONE 18-3838), um roxo super vibrante.

Segundo a empresa “Criativa, imaginativa, Ultra Violet ilumina o caminho do que ainda está por vir”

ultra violet cor de 2018 pantone

Mas afinal, o que é a Pantone?

“O nome PANTONE® é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação em todas as fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor e até o consumidor, em várias indústrias.

Considerada hoje uma autoridade em cores, é mundialmente conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criada para os processos que envolvem cores com reprodução precisa, nas etapas de seleção, comunicação e controle de cores. ”

Sobre a cor do ano Pantone

 

“Historicamente sempre houve uma qualidade mística e espiritual relacionada ao Ultra Violet. Esta cor sempre foi associada a práticas de expansão da consciência, oferecendo uma base mais elevada para aqueles que buscam refúgio deste mundo super estimulado. O uso de iluminação em cores violetas e roxas em espaços de meditação e outros locais de encontro, energizam as comunidades que se reúnem ali e inspiram a conexão.”

Como combinar o Ultra Violet?

Pra quem quer usar a cor de 2018, mas não sabe muito combo combinar, afinal, é uma cor vibrante, hoje eu trago pra vocês 6 sugestões de combinações infalíveis!

Neutros

Não podemos deixar de falar sobre a combinação com cores neutras, que é a mais fácil de ser feita e que costuma agradar a todos os gostos. Combine com branco, preto e cinza, além de tons de bege e marrom.

No vestuário também podemos considerar jeans de lavagem padrão como neutros, já que costumam combinar com tudo.

Eu particularmente adoro as opções do ultra violet + cinza ou ultra violet + branco.

ultra violet cor do ano 2018 pantone como combinar

Estampas

Vamos falar aqui e 2 formas fáceis de combinar cor com estampa: a primeira é escolher uma estampa em cores neutras, como as que já citei acima, e a segunda é escolher uma estampa que tenha a cor que você quer combinar.

 ultra violet cor do ano 2018 pantone como combinar estampas

Para as próximas 4 opções de combinações, vamos utilizar o círculo cromático para facilitar o entendimento.

círculo cromático combinação de cores ultra violet

Combinação monocromática

Nada mais é do que usar a mesma cor no look todo, seja na mesma tonalidade ou em vários tons da mesma cor, desde os mais claros e suaves até aos mais escuros e intensos.

combinacao monocromatica ultra violet

Combinação análoga

É feita quando escolhemos cores vizinhas no círculo cromático. Entende-se por cores análogas as duas cores  que estão localizadas ao lado direito e esquerdo da cor escolhida como principal. Essa combinação de cores resulta em looks harmoniosos e agradáveis, devido a proximidade das matizes dentro do círculo cromático.

combinacao analoga roxo ultra violet

Combinação complementar

É feita com cores opostas no círculo cromático. No caso do ultra violet, a cor oposta é o amarelo.

combinacao complementar roxo e amarelo

Combinação tríade

Para a combinação tríade, escolhemos 3 cores que formam um triângulo equilátero no círculo cromático. Para esse tom de roxo, a combinação fica: roxo + laranja + verde.

Pra quem não gosta de ousar muito, dá também pra usar apenas 2 dessas cores.

combinacao triade ultra violet

E aí, gostaram das sugestões? Qual foi o seu look favorito? Eu adoro as combinações monocromáticas, mas confesso que o segundo exemplo da combinação tríade ganhou meu coração <3

*Percebam que os looks mostram diferentes tons de roxo, não necessariamente o ultra violet. Não encontrei tantas referências legais na internet, mas acho que dá pra ilustrar bem, mesmo não sendo exatamente o mesmo tom, né?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *