Beleza

Celulite: Algumas dicas para prevenir e tratar.

By

Todas as mulheres sofrem com a celulite. Seja em grande quantidade ou em pouca, nós sabemos direitinho o tanto que elas atrapalham a nossa vida, né?
No verão é que devemos nos preocupar mais, pois é a estação onde mostramos mais o corpitcho, seja com as saias, vestidos e shorts curtinhos, ou com os biquínis!
E pra começar o verão com o pé direito, nada como iniciar uma batalha contra a celulite, né? Alguns hábitos errados do dia a dia colaboram muito com o aumento da celilute, e embora saibamos que não tem como acabar com tudo, podemos dar uma boa melhorada, né?

Algumas causas da celulite:

Excesso de peso, sedentarismo, produção ou ingestão hormônios (uso de anticoncepcionais, por exemplo), fumo, roupas muito justas ou apertadas, má qualidade de sono , estresse, alimentação inadequada, baixa ingestão de líquidos, postura inadequada.

Algumas dicas para prevenir a celulite:

– No dia a dia, prefira os saltos baixos, pois saltos muito altos diminuem a circulação.
– Adquira o hábito de massagear as pernas e o bumbum com creme anticelulite após o banho. Esse processo mobilizará os líquidos acululados.
– Respire corretamente, isso ajuda a liberar toxinas, relaxar as tensões e auxiliar o sangue na sua função oxigenadora.
– Faça exercícios! Natação e hidroginástica são aconselhadas no combate à celulite, pois massageiam os tecidos e trabalham a musculatura de forma harmoniosa. Caso prefira outro exercício, prefira algum de menor impacto, como a caminhada.
– Sempre que puder, coloque as pernas para o alto, flexione e estenda os dedos dos pés, faça rotação externa, interna, flexão e extensão dos tornozelos, para facilitar o retorno venoso.
– Nos dias que ficar muito tempo em pé ou sentada, descanse um pouco com as pernas para cima.
– Prefira roupas folgadas e confortáveis, e evite as cintas redutoras (que dificultam a circulação).
– Cuide da alimentação: Aumente a ingestão de frutas e vegeteais crus e cozidos, troque as frituras por assados e cozidos e coma alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras), a fim de melhorar seu hábito intestinal.
– Evite: Açúcar refinado, sal em excesso, refrigerantes e bebidas alcoólicas em geral e o cigarro.
– Beba bastante água, para ajudar a eliminar as toxinas.

Sabemos que existem inúmeros tratamentos que prometem melhorar a celulite, e sabemos também que nem sempre temos tempo e dinheiro para usar todos esses métodos, por isso, segue uma listinha de 10 tipos de alimentos que você pode incluir na sua dieta, e que te ajudarão a tratar da maldita celulite.

1. Azeite de oliva extravirgem
Tem propriedades antiinflamatórias, além de potencializar a ação dos antioxidantes das verduras. Se possível, varie o azeite com óleo de macadâmia ou de semente de uva. Você ainda pode misturar dois deles: azeite e óleo de semente de uva. Porção: 1 colher de sopa por dia.

2. Abacate
Rico em gordura do bem, reduz a inflamação das células.Porção: 1 colher de sopa por dia.

3. Castanhas A amêndoa, avelã e castanha-do-pará
São fontes de gordura boa e nutrientes antioxidantes como selênio, cobre, zinco e vitamina E, que protegem o colágeno e garantem a firmeza da pele. Porção: 2 unidades por dia (ou de 4 a 5 unidades de amêndoa ou avelã).

4. Chá verde
Contém substâncias antioxidantes (as catequinas), além de ação termogênica (acelera o metabolismo), o que facilita a queima dos estoques de gordura. Os estudos ainda mostram que o chá verde diminui o açúcar no sangue. Porção:de 3 a 5 xícaras de chá por  dia (é importante que seja o chá natural, sem conservantes ou adoçantes).

5. Couve
Carrega nutrientes que favorecem a eliminação de toxinas do organismo, melhorando a circulação sanguínea e a linfática. Para preservar essas propriedades, ela deve ser refogada ou cozida rapidamente.Outras opções: brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, rúcula, rabanete. Porção: 1 xícara de chá por dia.

6. Frutas vermelhas
Têm uma boa quantidade de antocianinas – antioxidantes com poder antiinfl amatório. Elas ainda ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos e linfáticos. Opções: ameixa, amora, morango, açaí, acerola e goiaba vermelha. Porção: 1 xícara de chá por dia.

7. Leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico
São ricos em fibras que melhoram o funcionamento do intestino, o que favorece a eliminação de toxinas. Porção: 1 concha média por dia.

8. Peixes
O salmão é campeão em DMAE, substância fundamental para manter a pele firme. Além disso, é fonte de ômega 3, ácido graxo que combate os radicais livres e é antiinflamatório. Outros peixes também são bem-vindos. Porção: 2 filés (ou postas) por semana.

9. Quinua
Em grão, farinha ou flocos, esse cereal ajuda a reduzir o açúcar no sangue e, por isso, é um aliado no processo antiinflamatório. Também é uma fonte de proteína – nutriente importante para os músculos – superior a do trigo, do arroz e até da aveia. Porção: de 2 a 3 colheres de sopa por dia (como substituto do arroz, da batata ou de outro carboidrato).

10. Semente de linhaça
Tem ômega 3 e vários antioxidantes. Vale ressaltar a vitamina E, que contribui para a renovação celular e, por isso, combate a celulite e o envelhecimento precoce. Porção: 2 colheres de sopa por dia.
(Lista de alimentos retirada do site: Amigos do Freud)

E mais uma vez a ciência prova que hábitos alimentares são tu-do na vida de uma mulher, né? Que tal melhorarmos nossos hábitos nesse verão?

You may also like