03 jul 10

Mitos sobre o amor: Parte I

Comportamento

.
Homens e mulheres passam a  vida pensando que sabem muito sobre relacionamentos. Mas e quando conceitos consagrados sobre a relação homem/ mulher são desmentidos por pesquisas científicas?
Pesquisas acadêmicas sobre um dos mais estudados sentimentos da humanidade derrubaram esses conceitos, deixando cada vez mais clara a dificuldade de se entender o amor.
Compreender os mecanismos que guiam esse sentimento é difícil, mas quem sabe fique um pouquinho mais fácil se deletarmos da nossa cabeça esses mitos, nos quais tanto acreditamos.

1. Homens dão mais valor à parte física das mulheres e as mulheres ao status social dos homens.

O primeiro mito foi desmentido por um estudo da Universidade de Northwestern’s Weinberg, nos Estados Unidos. Por incrível que pareça, o estudo mostra uma realidade bem diferente.
A pesquisa envolveu o acompanhamento de 163 jovens durante 30 dias, e pasmem: na prática, homens e mulheres agem de maneira idêntica na na hora da conquista. Difícil de acreditar, né?
Segundo o professoe Eli Finkel, um dos acutores do estudo, “a beleza é a característica mais desejada, tanto para homens, quanto para mulheres”. Isso acontece porque “o primeiro canal de comunicação é sempre o da aparência física”, segundo a psicóloga Lídia Weber.
E a questão do status social? Bom, esta continua presente, tanto para homens, quanto para mulheres. Ela fica em segundo plano.
Após esses dois quesitos, existem algumas camadas secundárias de avalição, nas quais o critério de selação para homens e mulheres são praticamente iguais. Nesse sentido, o mito de que as mulheres seriam mais seletivas também cai por terrra.

2. Relações proibidas são mais empolgantes

Segundo uma pesquisa da Universidade de Geórgia (EUA) feita em 2005, o frio na barriga de uma relação proibida não dura por muito tempo.
Os relacionamentos de fifícil manutenção parecem perigosamente interessantes no começo, mas com o tempo, manter o segredo é mais estressante e trabalhoso do que divertido.
O estudo também revela que esse  tipo de situação acontece porque os casais se submetem a esse tipo de relação não querem contar aos amigos e família sobre o relacionamento, e não porque tenham atração pelo segredo.
Segundo Sônia Eva Tucherman, da Sociedade Brasileira de Psiquiatria do Rio de Janeiro, “as desvantagens a pessoa só vai perceber depois. A paixão é um processo irracional. Se a gente fosse absolutamente racional, não se apaixonaria nunca.”
Ao apaixonar-se o indivíduo pode procurar inconscientemente características das quias precisa, por isso a famosa frase “os opostos se atraem”, mas desde o primeiro momento essa diferença pode gerar stress, o que não precisa ser necessariamente ruim, se o casal tiver forma pra passar por esse momento e amadurecer a relação.
“À medida que você vai entrando em contato com o ser amado, passa a vê-lo por inteiro. É nessa hora que perde a graça e muitas paixões acabam, como se tivessem caído do 50° andar de um prédio”, diz a psiquiatra Sônia.

Fonte: Revista Istoé
Imagem: Recanto das letras

Por ser um texto bem longo, dividi em partes, as quais vocês poderão ler ao longo desse mês. Não deixem de acompanhar o blog!
Um beijo.
@soparameninas

Deixe seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui

13 comentários
  1. Wanessa Oliveira - 03/07/10 - 18h11

    Legal essa pesquisa, sempre é bom sabermos, hehehe
    bj Wanessa
    http://diadebrilho.wordpress.com/

    Responder
  2. De Carona Na Moda - 03/07/10 - 18h27

    Adorei o post!!! estou anciosa esperando o próximo hehe.. adoro ler essas coisas.
    beijos = D
    Luana

    http://decaronanamoda.blogspot.com

    Responder
  3. Luiz - 03/07/10 - 19h23

    Oiee Rafa…. ameeeei !!!!
    vou acompanhar os outros posts !
    beijocass Qurida ;*
    tee adoooro ♥

    Responder
  4. Anita - 03/07/10 - 19h55

    Estou adorando o post!
    Passa lá no meu blog!
    http://valvulaaberta.blogspot.com/
    Beijos

    Responder
  5. Sil Faria - 03/07/10 - 20h29

    Que legal!! Tô adorando e já estou louquinha pra ler os próximos posts sobre o assunto!!
    Bjsss =)

    Responder
  6. Carla Alves - 03/07/10 - 21h56

    Linda!!!
    Adorei isso viu? derrubando mitos,kkk
    relações proibidas,logo se tornam relações cansativas,aff!
    vou acompanhar tudooo,até o ultimo capítulo,beijos linda!!!

    http://sofrescuras.blogspot.com

    Responder
  7. Kammy - 04/07/10 - 00h48

    Rs que bom revelar esses mitos neh!
    Mil beijinhos
    Kammy

    Responder
  8. Rubinha - 04/07/10 - 12h28

    Olá!
    SOu nova aqui no seu blog e to adorando… seguindo claro!
    td mto lindo!

    Bjss

    Responder
  9. Gabrielly - 04/07/10 - 17h31

    Amei seu blog…
    estou seguindo, siga o meu tbm…

    KISS*
    G.R ♥
    http://gabriellyrosa.blogspot.com

    Responder
  10. Vany - 04/07/10 - 19h42

    Adorei o post…super interessantes…tanta coisa desmitificada né??? Bokas amore!

    Responder
  11. Revie - 15/08/16 - 01h16

    Homens dão mais valor à parte física das mulheres e as mulheres ao status social dos homens. Após esses dois quesitos, existem algumas camadas secundárias de avalição, nas quais o critério de selação para homens e mulheres são praticamente iguais.

    Responder
  12. Linja - 15/08/16 - 01h18

    O estudo também revela que esse tipo de situação acontece porque os casais se submetem a esse tipo de relação não querem contar aos amigos e família sobre o relacionamento, http://dandanponsel.blogspot.com e não porque tenham atração pelo segredo.

    Responder
  13. Sevia - 15/08/16 - 01h19

    Ao apaixonar-se o indivíduo pode procurar inconscientemente características das quias precisa, por isso a famosa frase “os opostos se atraem”, mas desde o primeiro momento essa diferença pode gerar stress, o que não precisa ser necessariamente ruim, http://www.lacasacomics.com se o casal tiver forma pra passar por esse momento e amadurecer a relação.

    Responder