Para assistir: Alfred Hitchcock | Só Para Meninas | blog feminino por Rafaelli Antes
Cinema e Televisão

Para assistir: Alfred Hitchcock

Hoje a dica aqui no blog não é um filme específico e sim alguns filmes dirigidos por Alfred Hitckcock e outros sobre a vida dele. Já devo ter comentado aqui no blog que suspense é um dos meus gêneros favoritos de filmes, então em uma lista de 10 filmes de suspense para assistir eu vi a indicação de Psicose, o filme mais famoso do diretor inglês, que é conhecido como o mestre do suspense. É claro que eu já tinha ouvido falar do filme, mas eu sempre tive um pouco de preguiça de assistir filmes antigos, então sempre deixava essa sugestão pra lá.
Depois de assistir Psicose fiquei mais interessada pelo diretor e procurei mais dos seus filmes pra assistir. Não assisti todos dirigidos por ele, mas assisti alguns e acho que vale super a pena a dica pra quem, como eu, gosta de suspense.
Psicose: é considerado um dos melhores filmes do diretor, foi eleito o 18º melhor filme de todos os tempos pelo Instituto Americano de Cinema (AFI) e é um filme antigo, em preto e branco, mas a história é tão legal que ele ganhou um remake em 1998 e uma série inspirada no vilão Norman Bates (o nome da série é Bates Motel).

Sinopse: Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

Assista o trailer de psicose:

Um corpo que cai: de todos os filmes dirigidos por Hitchcock que eu assisti, esse é o meu favorito e também é um dos meus favoritos do gênero e de todos os filmes que já vi, porque a história é genial. Se de todos os filmes que eu estou indicando aqui você decidir assistir apenas um, assista esse.
Sinopse: Em São Francisco, o detetive aposentado John ‘Scottie’ Ferguson (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.
Os pássaros: Foi o último filme do diretor que eu assisti. O filme é bem legal, mas me deixou um pouco decepcionada no final (foi mal o spoiler). De qualquer forma acho que vale a pena assistir porque é um clássico (e eu tenho dessas).
Sinopse: Melanie Daniels (Tippi Hedren) é uma bela e rica socialite que sempre vai atrás do que quer. Um dia ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro ela decide procurá-lo em sua cidade. Ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.
Assista o trailer de Os Pássaros:
 
Marnie, confissões de uma ladra: Esse é um filme que eu preciso assistir de novo pra formar uma opinião, hehe
De todos, foi o que menos gostei, mas depois de assistir “a garota” (vou falar dele abaixo) não poderia deixar de assistir Marnie.
 
Sinopse: Marnie Edgar (Tippi Hedren) é uma mentirosa e ladra que consegue um trabalho como secretária em uma firma. Ela tenta dar um golpe na empresa, mas é flagrada pelo seu chefe Mark Rutland (Sean Connery), que se apaixona pela mulher. Rutland resolve investigar o passado de Marnie, buscando descobrir as razões para a sua compulsão cleptomaníaca.
Assista o trailer de Marnie, confissões de uma ladra:
A Garota: agora chega de filme antigo e vamos falar de filmes que contam um pouco da vida de Hitchcock. Sienna Miller (aquela linda!) interpreta Tippi Hedren em A Garota e o filme mostra um pouco da personalidade do diretor e obsessão pela atriz que interpretou dois dos seus filmes.
Sinopse: Baseado no livro “Fascinado pela Beleza”, de Donald Spoto, o longa gira em torno do obsessivo relacionamento entre o diretor Alfred Hitchcock (Toby Jones) e a atriz Tippi Hedren (Sienna Miller), a protagonista de produções como Os Pássaros e Marnie – Confissões de Uma Ladra. Aborta as gravações de Os Pássaros, quando o cineasta a escolheu, embora tivesse acabado de assinar um contrato com a Universal, para assumir o papel de protagonista de sua trama.
 
Assista o trailer de A Garota:
Hitchcock: por último, mais um filme que foca na carreira do diretor, especialmente os bastidores de Psicose. Gostei porque o filme mostra a ousadia do diretor e a dificuldade que era transgredir certas regras na época, além da relação estranha que ele sempre tinha com as atrizes dos filmes.

Sinopse: Baseado no livro “Alfred Hitchcock And The Making Of Psycho”, este filme revela os bastidores do clássico Psicose (1960). Na época, mesmo estando no auge de sua carreira, Hitchcock não conseguiu apoio para realizar a obra, porque os estúdios não queriam investir em um pequeno filme de terror. O resultado foi uma produção independente, de baixo orçamento, que encontrou grandes dificuldades para driblar a censura e para ser distribuída nos Estados Unidos, em função das cenas de violência e nudez. Além disso, diversos obstáculos surgiram durante as filmagens, como as brigas constantes entre Hitchcock e sua esposa, Alma (Helen Mirren), os problemas de saúde do diretor e seus desentendimentos com o elenco. Contrariando todas as expectativas, “Psicose” se tornou uma referência no cinema mundial.
Assista o trailer de Hitchcock:

Espero que tenham gostado das dicas ;)

3 Comentários

  • Leeh Trindade

    Já ouvi falar muito de psicose mas nunca tive coragem de assistir! rsrs

    ps: estou participando de uma releitura de look, você poderia me ajudar clicando NESSE LINK e votando em mim? Quando acabar todas as fotos vai aparecer uma enquete, é só clicar na número 1 e depois clicar em votar! Não adianta tentar votar pelos comentários pois não vale, tem que ser só pela enquete! Agradeço muuuuito! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *