Sem categoria

Dica do dia: Organize-se

O ano já começou há pouco mais de um mês, mas só agora que a coisa fica séria – com o começo das aulas – e a gente percebe que de uma forma ou outra, a gente precisa se organizar.
Com a falta de organização até as tarefas do dia a dia se tornam complicadas. Imagina só chegar da faculdade, cheia de coisas pra fazer e encontrar seu local de estudos na maior bagunça? Além de perder um bom tempo até deixar o espaço estudável, o stress que a gente acaba tendo acaba prejudicando a tarefa.

Pensando em organização e na volta as aulas, juntei nesse post algumas dicas que podem nos auxiliar nas coisas simples do dia a dia.

Agenda diária: Quem tem agenda sabe que existe uma grande diferença de produtividade diária entre o tempo pré-agenda e pós-agenda. Pode parecer algo simples, mas organizar as tarefas que você tem que fazer em cada dia é uma mão na roda!
É muito importante que durante a semana você faça um cronograma organizando as atividades separadas por dia.
Você pode separar os compromissos de acordo com a importância dos mesmos, assim você vai poder dar prioridade aos que são urgentes, mas sem esquecer dos compromissos secundários.
Pra não lotar seu dia de coisas (e não sair frustrada, pois não pôde fazer tudo o que planejou), calcule o tempo estimado para cada tarefa, sem deixar de lado os horários de refeições, descanso e lazer.

Arrume seu cantinho: O local que você usa pra organizar as tarefas diárias e realizá-las também deve ser organizado. Se possível, separe um dia pra fazer uma faxina total: limpe, dê destino às coisas desnecessárias e arrume o que sobrou por setores. Assim fica mais fácil de encontrar as coisas.

Organize as suas contas: Se você já tem que pagar as contas, é hora de estabelecer uma maneira prática de monitorar as datas de vencimento. Deixe sempre anotado na sua agenda diária, pra você não se perder e evitar de pagar os tão temidos juros.
Além disso, organize uma planilha com as contas e receitas do mês, reservando também uma quantia para lazer e imprevistos.
Separe as contas a pagar das já pagas. As pagas você pode guardar em uma pasta, organizando por ordem alfabética, e as a pagar devem ficar em um local acessível, com todas as datas de vencimento anotadas na agenda.

Descarte o que você não usa: Panfletos, revistas antigas, roupas que não usa, etc. ñão tem motivo algum pra paermanecerem guardadas, né? Então desapegue e dê a tudo o devido destino, assim você evita de guardar o que é desnecessário e abre espaço para outras coisas.

Use um mural: Além da agenda diária, um mural (daqueles magnéticos, sabe?) é super útil pra pregar avisos de compromissos que você não pode faltar. Marcou um horário no médico? Tem uma reunião importante? Precisa ligar para um amigo? Pregue no mural pra não esquecer.

Horário de estudos: Se você pretende estudar mais esse ano (aô, promessas de ano novo), é melhor começar assim que as aulas tiverem início. Logo nos primeiros dias adquira o material necessário (compre ou pegue livros na biblioteca, tenha seus cadernos ou pesquise material na internet) e começe a estudar o conteúdo passado logo nas primeiras aulas. Você pode separar 2h do seu tempo livre pra revisar a matéria dada em aula, e isso já fará uma diferença enorme. O importante é que esse hábito se torne diário.

Organize seu computador: Ele é indispensável para as tarefas do dia a dia. Organize fotos, documentos e músicas em pastas separadas, e dentro destas, tudo separado por setor, além de descartar arquivos que não são mais necessários. Os ícones dos programas que você mais usa, coloque no desktop ou na barra de tarefas, e separe uma pasta pra arquivar material de trabalho e/ ou estudos.

Espero que tenham gostado das dicas, meninas! Em breve tem mais ;)

25 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *