Compras

Guia: como comprar em sites internacionais

A maioria dos e-mails e mensagens que recebo são dúvidas de como fazer compras em sites internacionais. Muitas pessoas nunca compraram em sites de fora do Brasil e tem dúvidas quanto ao prazo de entrega, a conversão do valor e às formas de pagamento. Como tenho respondido muitas dessas questões individualmente, decidi fazer um guia para esclarecer essas e outras dúvidas.

1. Língua: A grande maioria dos sites é em inglês, por isso quem não domina a língua sofre um pouco com isso, mas esse problema é fácil de ser resolvido: você pode fazer a tradução da página pro português (veja o passo a passo para o google chrome aqui) ou pesquisar no google tradutor.

2. Formas de pagamento:

Cartão de crédito internacional:

Esses cartões precisam ser habilitados no seu banco (todos os bancos oferecem essa opção e alguns tem condições especiais pra estudantes) e são necessários porque as compras internacionais são feitas em outras moedas, como o dólar.

As compras internacionais feitas no cartão de crédito são cobradas em dólar (ou em outra moeda, dependendo do site em que você vai fazer a compra) e a conversão para o real é feita no dia do fechamento da sua fatura, isso quer dizer que o valor do dólar que vai valer é o que estará vigente nesse dia. Se o valor do dólar estiver mais caro do que no dia em que você fez a compra, infelizmente você pagará o valor mais caro (para ver quanto está o dólar é só clicar aqui).
Além do valor da sua compra, é cobrada uma taxa, o IOF (imposto sobre operações financeiras) e ele equivale a 6,38% do valor da sua compra em reais.

♥ Paypal:
Para fazer compras através do paypal você também precisa ter um cartão de crédito internacional, para que seja feita a conversão da moeda para real, ou ter saldo em dólar (caso alguém te faça um pagamento em dólar), mas a vantagem de usar esse sistema é que ele age como intermediário entre você e a loja, deixando as suas informações financeiras nele, sem precisar passar para a loja em que você vai fazer a compra.
No caso da conversão da moeda, quando a sua compra é feita através do paypal o valor do dólar que vale é o valor do dia da compra. Nem todos os dites aceitam paypal como forma de pagamento, mas a maioria deles já aceita. Para saber como usar esse sistema, clique aqui.


3. Formas e prazos de envio:
Na maioria das lojas que enviam para o Brasil existem três opções diferentes de frete, são elas:
First Class Mail: o frete mais comum, mais barato, porém sem número de rastreio, isso quer dizer que você não tem como acompanhar a sua encomenda pra saber onde ela está, e caso seja extraviada você não tem como saber. Ela é mais demorada (em torno de 2 meses).
Priority Mail: É um pouco mais cara, mas te dá número de rastreio e é um pouco mais rápida (previsão de chegada: 20 dias).
Express Mail: É o mais caro de todos, porém mais rápido e seguro. Eles te dão o número de rastreio e a previsão de chegada é de 7 dias.

4: Risco de taxas: Depois  que a sua compra chega no Brasil ela corre o risco de ser taxada pela Receita Federal. O valor cobrado é 60% do valor do produto (na tabela deles) e pode chegar a 88%, quando o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço) é cobrado.

Todo o produto que entra no país e tem origem internacional corre o risco de ser taxado. No caso de bebidas alcoólicas, tabaco e fumo a lei é outra e livros e jornais estão isentos dessa taxa.
Se você for taxado vai chegar uma carta na sua casa avisando em que correio está a sua encomenda e qual o prazo que você tem pra retirar. Para retirar você precisa ir ao correio e apresentar a carta pra retirar a mercadoria. Se você não for retirar a encomenda volta pro remetente e você não é reembolsado.
Caso a sua encomenda chegue na sua casa, significa que você não foi taxado.

É importante lembrar que essa taxa cobrada é de acordo com a lei brasileira e nada tem a ver com a loja em que você comprou o produto, então não adianta reclamar.

Para tirar as suas dúvidas em relação à importação de produtos os correios lançaram um boletim com orientações, é só clicar aqui pra ler.

Sabendo de tudo isso, é com você: basta escolher o produto desejado e avaliar se vale a pena ou não fazer a compra. A minha dica para a compra segura é usar o paypal e escolher o frete que te envia o código de rastreio, pra você saber direitinho onde a sua encomenda está e quando vai chegar.
Quanto à taxa não tem o que fazer, tem que assumir e risco e torcer pra ter sorte.

Atualização: tamanhos
Roupas: Geralmente nos sites eles disponibilizam as medidas das roupas, preste bastante atenção nelas pra não comprar algo que não vá servir em você e não se baseie apenas na etiqueta.
XS = Extra Small = PP
S = Small = P
M = Medium = M
L = Large = G
XL = Extra llarge = GG
Sapatos: tabela de conversão de medidas internacionais

Se você está em dúvida sobre a loja em que vai comprar, é só pesquisar no google e encontrar historias de gente que já comprou nelas. Algumas lojas são bem populares e muita gente no Brasil compra por elas.
Depois disso, boas compras! Espero que esse post tenha sido esclarecedor, e caso haja mais dúvidas enviem aqui nos comentários, que eu posso atualizar o post respondendo. Um beijo! :)

18 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *