Dicas para a TPM o que causa e como amenizar os sintomas
Bate papo

Dicas para a TPM: o que causa e como amenizar os sintomas

A sigla TPM deixa qualquer mulher de cabelo em pé, pois nesse período ocorrem várias mudanças de humor que causam muita irritabilidade e geram desconforto.

Todos os meses ela vem sem dar dá trégua. A famosa tensão pré-menstrual é um aviso que a menstruação está por vir, mas a boa notícia é que na maioria dos casos ela vai embora assim que a menstruação chega.

Sobretudo, é preciso salientar que a TPM não é igual para todas as mulheres, existem alguns fatores que podem agravar ou amenizar esses sintomas.

Dicas para a TPM o que causa e como amenizar os sintomas

Quais as causas da TPM? Entenda melhor a menstruação

A principal causa da TPM é muito conhecida, trata-se do ” desequilíbrio hormonal”, especialmente do estrogênio. O fato é que os hormônios têm um grande papel influenciador das alterações físicas e psíquicas nas mulheres, por isso, ela sofre com os efeitos bastante desagradáveis.

Cada mulher é única, por isso, a alteração de hormônios pode acontecer de diferentes maneiras. Sabe aquela expressão “mulher de fases”, é exatamente isso, as fases onde o estrogênio está baixo, o humor oscila e altera totalmente a sua disposição.

Fatores que agravam os sintomas da TPM e menstruação

É comum encontrar mulheres que sentem muitos os efeitos da TPM, enquanto que outras, não sentem relativamente nada ou só alguns sintomas. Isso demonstra que realmente cada mulher é única, além disso, existem fatores que estão associados ao aumento do mal-estar nessa fase do mês.

A alimentação inadequada (excesso de sal, refeições pesadas, uso de bebidas alcoólicas, fast food, comidas gordurosas, café e doces) são grandes responsáveis pelo agravamento dos sintomas da TPM, especialmente porque ele é interligado a alta da progesterona, que promove mais retenção hídrica.

Ou seja, se a mulher come mal, ela tem mais propensão ao inchaço, aumento de cólicas e mau humor antes e durante a menstruação, este blog tem mais dicas sobre o assunto.

Outro fator importante para controlar nessa fase do mês é o estresse e a ansiedade. Essas duas condições aumentam as crises de TPM, pois fazem a mulher comer mais e de forma errada, dando uma impressão de descontrole do seu próprio eu. Por isso, muitas mulheres relatam que vão do céu ao inferno em minutos, além de chorar sem motivos.

Dicas para amenizar a TPM e cólicas menstruais

A menstruação faz parte do ciclo natural do corpo feminino, portanto, a TPM é como se fosse um pagamento feito todos os meses, se o estilo de vida foi saudável, certamente há pouco impacto nos sintomas da TPM, caso contrário, é preciso pagar o preço.

De acordo com os especialistas, as principais dicas para amenizar a TPM são:

  • Cuide da alimentação o mês todo, em especial no período pré-menstrual. Dê preferência para comidas leves, frutas e verduras;
  • Ingira muita água para hidratar bastante o organismo;
  • Tome chás calmantes no período pré-menstrual (camomila, erva doce);
  • Evite embutidos e alimentos processados e com muito sódio, isso aumenta a retenção hídrica durante a TPM;
  • Faça atividades físicas, elas ajudam a acalmar as dores devido a liberação de endorfina;
  • Todas as atividades que aumentam a sensação de bem-estar são bem-vindas, especialmente quando a mulher é ansiosa. A meditação é uma boa dica para acalmar nessa fase do mês;

Se mesmo com todas dicas para TPM, os sintomas não melhorarem, é importante avaliar se não existe nenhum problema de saúde que agrava as dores nesse período. Um deles pode ser a endometriose, um distúrbio caracterizado pelo crescimento anormal do tecido que reveste o útero.

O período pré-menstrual é uma fase em que a mulher deve conhecer o seu próprio corpo, desse modo, é mais fácil encontrar formas de amenizar os sintomas desagradáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *