Houston, fizemos contato! | Só Para Meninas | blog feminino por Rafaelli Antes
Sem categoria

Houston, fizemos contato!

Olá, meninas! Estou estreando hoje a coluna comportamento aqui do blog. Sou Paloma Sernaiotto, tenho 22 anos e sou publicitária. Hoje vou abordar um assunto que tem tudo a ver com a minha formação, um tema pelo qual tenho adoração e que serve como aprendizado para sua vida. Independente de sua carreira, seu estilo de vida ou suas escolhas, você consegue realização e sucesso mais rápido quando você tem uma agenda cheia de números!. Logicamente, fazer contatos não é a única forma de obter sucesso. Mas é meio caminho andado…

O que é networking?
A wikipedia define networking como “quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade dessa pessoa conseguir uma boa colocação profissional.” – ou seja, conhecer pessoas que possam oferecer algo à você, que possam ajudá-la a realizar um plano, um sonho. Como muitos dizem por aí, não é preciso saber, basta ter o telefone de quem sabe. É mais ou menos isso.
Não, não estamos falando sobre ser interesseiro ou falso. Na verdade, o maior segredo para conseguir grandes contatos é totalmente o oposto do oportunismo. O que, na minha opinião, é a regra número um:

Regra 1 Antes de mais nada, ofereça algo à pessoa com quem quer ter contato. Doar um pouco de seu conhecimento, criatividade – ou até mesmo dinheiro, em alguns casos extremos  – para o próximo faz com que este se sinta na obrigação de lhe retribuir um favor. Ou seja, antes de pedir por uma ajuda, seja a ajuda.

O networking, essa captação de contatos e pessoas com quem você pode fazer negócios (ou obter ajuda), pode ser usado para as mais variadas razões. Conseguir colocação em uma empresa, realizar uma venda, conseguir um patrocínio. O importante é ter uma agenda com números de telefones importantes, de pessoas com quem você pode contar.
Não pense que networking é coisa dos grandes. Aquele cara da gráfica perto da sua faculdade, é um contato em potencial. Vai ter um momento em que você, depois de formado, vai precisar de uma impressão urgente de madrugada e aquele cara da gráfica pode te ajudar. Vai depender do relacionamento que vocês construiram e do quanto ele está disposto a fazer por você.

Um exemplo prático para as blogueiras: Onde colocar em prática o networking?
Antes de mais nada, qual é o seu objetivo? Até onde você quer chegar? Antes de definir como fazer algo e quem pode lhe ajudar, defina o que exatamente você deseja.

Situação: Você quer um patrocínio para o seu blog sobre cosméticos.
– Eis que surge a oportunidade de ir a um evento de makes e cabelos.

1° passo – Quem é importante para seu patrocínio? Qual é a marca? Quem é o responsável? Do que ele gosta?
Pesquise sobre essa pessoa e descubra o que você pode fazer para ajudá-la ou para lhe oferecer de valor. Descubra o que vocês tem em comum e prepare uma apresentação de sí mesmo, no mínimo, interessante. Quem você é, o que faz, como seu trabalho é relacionado a ela.

2° passo – Não bajule! Não peça foto/autógrafo/cartão de visitas. Entregue o seu!
A pessoa vai lhe entregar o dela em resposta. Se for marcar um compromisso (reunião, chá, almoço) anote no verso do cartão que entregou à ela o local e data do encontro combinado. Assim ela não se esquecerá de você. Aproveite e anote no seu. Pode ser que nesse evento você faça vários contatos e assim não esquecerá quem é quem.

3° passo – Esteja preparado para se afastar.
Ficar grudado faz com que a outra pessoa se irrite e não queira mais te ver. O ato de fazer o contato é sempre breve. As vantagens desse contato sempre surgem depois! Não peça nada para si ou para o blog. Isso vai vir depois de 48 horas, por exemplo, quando você enviar um e-mail para aquela pessoa marcando uma reunião ou solicitando a proposta de patrocínio. Se for criativo na sua apresentação e profissional, essa pessoa certamente lembrará de você.

Se sua meta for a longo prazo, não esqueça que esse primeiro contato (curto, mas importante) deve se tornar um relacionamento. Um exemplo disso é:
Para quantas pessoas da sua agenda você poderia ligar às 3 da manhã pedindo alguma coisa?
Você precisa de pessoas que te conheçam e que estejam dispostas a ajudá-la. Elas sempre o farão, quando você as tiver ajudado antes. Nessas ajudas e agradecimentos você constrói um relacionamento, sem querer!
Portanto, para não ser pego desprevinido, por exemplo, estando no mesmo elevador que o CEO da sua empresa, sorria sempre, esteja sempre disposto à ajudar, ofereça algo de valor e não esqueça de sempre cumprir o que prometeu ao próximo.

O assunto é muito longo, renderia uns 20 posts. Aconselho a leitura do livro “O Livro Negro do Networking” de Jeffrey Gitomer. Caso queiram debater sobre o assunto, só comentar!! Quer mais dicas sobre networking? Pode mandar e-mail para loma@sernaiotto.com – será um enorme prazer ajudar!
Desculpa pelo post longo, pessoal! Estarei de volta na próxima segunda!!

 Kisses!
Loma Sernaiotto
blog twitter

9 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *