Fiquei curiosa pra saber como se desenrolaria a história, quem pareceria mais culpado e o que aconteceria no final. O filme não é uma maravilha, o final é esquisito e a história não tem grandes emoções, mas valeu a reflexão, e valeu muito.
Fiquei me perguntando que tipo de traição é pior: a do marido, que foi basicamente atração física ou a da esposa, que envolveu muito mais sentimento do que o físico em si. Fiquei sem resposta. Percebi que as atitudes de cada dia que fazem o relacionamento. Não é uma coisa que você constrói em um ou dois meses e depois só leva. Os relacionamentos são frágeis e anos podem ser anulados em uma nó noite ou em um só ato.
Pra quem for assistir o filme, eu recomendo um olhar crítico: se coloque no lugar dos dois e tente sentir o que eles sentiriam se soubessem o que o outro está fazendo.
Agora que o dia dos namorados está chegando, é válido refletir sobre como tratamos as pessoas que estão ao nosso lado e como lidamos com os sentimentos. Não deixem uma noite estragar a história! :)
Para assistir (e refletir): apenas uma noite
Não sei vocês, mas muitas vezes eu assisto filmes só por que um ator ou atriz está nele. Foi assim com Emma Stone em O Espetacular Homem Aranha e vários outros, e vai continuar sendo assim com os meus queridinhos do cinema. “Apenas uma noite“, por exemplo, eu resolvi assistir porque achei a sinopse boa, mas só tive certeza de que assistiria até o fim quando vi que Keira Knightley (sempre com ajuda do Google pra escrever) fazia parte do elenco. Tem como não amá-la depois de “Orgulho e Preconceito“? É um dos meus filmes favoritos.
E “Apenas uma noite” foi um filme que me fez refletir muito, sabe aquele drama que não faz chorar, mas te deixa com uma pulguinha atrás da orelha? É esse aí.
Sinopse (pelo adorocinema): Joanna (Keira Knightley) acusa o marido, Michael (Sam Worthington), de estar interessado em uma colega de trabalho. Pouco tempo depois, enquanto ele se prepara para fazer uma viagem a trabalho, ela assume que exagerou nas acusações e lhe pede desculpas. Eles passam a noite separados devido à viagem, mas Michael não esquece o que a esposa lhe disse e resolve testar se a acusação é verdadeira. Nesta mesma noite Joanna reencontra um amor do passado, Alex (Guillaume Canet), que a faz balançar.