Ícone do site Só Para Meninas | blog feminino por Rafaelli Antes

Kit básico de maquiagem: tudo o que você precisa ter

Toda a menina que quer aprender a se maquiar tem dúvidas sobre como montar um kit básico de maquiagem, aquele necessaire esperto que vai ter todos os produtos necessários pra você usar no dia a dia e também em ocasiões especiais.

Sabemos que a maquiagem influencia muito na nossa autoestima porque faz com que a gente se sinta mais bonita e mais confiante, e apesar de eu defender que não devemos virar escravas dela, se sentir bonita e cuidar da aparência são coisas que a gente nunca deve esquecer de fazer.

Pra você se sentir mais bonita na escola, faculdade e trabalho (especialmente pra quem trabalha com público, quando manter a boa aparência é fundamental para a imagem pessoal e também pra – muitas vezes – disfarçar a cara de cansada), pra reuniões e passeios em geral quando você quer estar um pouco mais arrumada, mas sem exagerar e também pra eventos maiores e saídas noturnas, você vai precisar de um kit básico de maquiagem.

[vídeo atualizado: 2018]

MAQUIAGEM PARA A PELE:

Primer: a base da maquiagem é a pele, e se ela estiver bonita já é meio caminho andado. Os primers tem várias funções e podem disfarçar poros dilatados e linhas finas, deixar a pele com uma textura mais aveludada e também fazer com que a sua base dure mais.
Sugestões: The porefessional (Benefit), Studio Secrets (L’oreal).

Base: serve pra uniformizar a cor da sua pele e disfarçar imperfeições como espinhas, manchas e olheiras. Deve ser escolhida com cuidado de acordo com o seu tom e tipo de pele.
Sugestões: Dream matte mousse (Maybelline), Matte morphose (L’oreal), Trublend (Covergirl), Skin Clearing (Neutrogena).

BB cream: é um produto multifuncional: hidrata, protege do sol e corrige pequenas imperfeições da pele, tendo uma cobertura mais leve do que a das bases em geral. Por ter todos esses benefícios, é ótimo para o dia a dia.
Sugestões: Me BB (Meniya beautiful), Super Beblesh Balm (Skin 79)

Corretivo: É um item essencial pra mim e pra todo mundo que tem manchas na pele, espinhas ou olheiras. Pode ser usado em conjunto com a base ou BB cream ou sozinho, quando o restante da sua pele não precisa de muita correção e a ocasião não pede uma maquiagem elaborada. Lembre-se de sempre testar o corretivo no rosto antes de comprar pra não errar a cor.
Sugestões: Super Stay 24h (Maybelline), Studio fix (MAC), Instant age rewind (Maybelline), Select moisturecover (MAC)

Blush: Dá um ar de saúde às suas maçãs do rosto, principalmente depois que você passou a base e uniformizou a cor da sua pele.
Sugestões: Dandelion (Benefit), La bamba (Benefit), blush luxo (Vinyx), blush 09 up (Felicittá looks), Posietint (Benefit)

Contorno e/ou bronzer: são itens interessantes de se ter, o bronzer – como o nome diz – vai deixar a sua pele mais bronzeada e o contorno vai te ajudar a marcar as formas do seu rosto.
Sugestões: qualquer pó, base ou corretivo mais escuro que a sua pele pode ser utilizado para esses fins, eu uso o pó da natura aquarela em um tom bem mais escuro que a minha pele e vou dosando na aplicação pra não ficar exagerado. (veja aqui como usar bronzer)

Iluminador: dá um glow na pele, deixando-a mais bonita e sofisticada.
Sugestões: high beam Benefit e iluminador Felicittá looks

MAQUIAGEM PARA OS OLHOS:

Paleta de sombras neutras: uma paletinha com sombras neutras já é o suficiente para fazer uma maquiagem legal, é só usar o tom mais claro na parte interna do olho (a mais próxima do nariz) e o mais escuro na parte externa e no côncavo.
Sugestões: duo indian summer (Maybelline), duos Natura Aquarela

Sombra escura: pros dias que pedem mais sofisticação, uma sombra escura pode salvar a sua maquiagem. Você pode usar tons neutros como um marrom café ou preto, ou outras cores como roxo e azul marinho.

Máscara para cílios: considero um dos itens mais importantes e pode ser usada para dar volume, alongar e curvar os cílios, além de deixá-los mais escuros e consequentemente mais destacados.
Sugestões: The Colossal (Maybelline), The Falsies (Maybelline), Super máscara para cílios (Natura Aquarela)

Lápis de olho: é ótimo para destacar a raiz dos cílios e também pode ser usado para delinear os olhos. Você pode usar um tom de marrom (que fica mais discreto) ou preto (pra arrasar).
Sugestões: Natura, Maybelline

MAQUIAGEM PARA OS LÁBIOS:

Batom nude: Para o dia a dia ou pra quando você elaborar mais os olhos, é ideal usar um batom discreto. Escolha um nude que combina com o seu tom de pele e com o acabamento que você preferir:
Sugestões: Kinda Sexy (MAC), London e Paris (Yes cosmetics)

Batom pra arrasar: nos dias que você quiser chamar a atenção para os seus lábios, use cores chamativas como vermelho, vinho, rosa pink e roxo.
Sugestões: Flat out Fabulous (MAC), Ruby Woo (MAC), Vinho 40 (Natura), Transylvania (NYX), Rebel (MAC)

EXTRA: CUIDADOS

Pra maquiagem ficar bonita, é necessário que a pele esteja bem cuidada e saudável, por isso considero 3 itens indispensáveis: protetor solar para o rosto, hidratante para o rosto e hidratante labial.

Espero que tenham curtido as dicas <3

Sair da versão mobile