Ícone do site Só Para Meninas | blog feminino por Rafaelli Antes

A breguice aos meus olhos

Brega. adj. gír. Cafona; de mau gosto.

Na própria definição de brega, uma controvérsia: de mau gosto.
Primeira pergunta: Gosto de quem?
A pesar de essa pergunta nos fazer pensar que brega – como várias outras coisas – também é uma definição que varia pra cada pessoa, sabemos que o que é brega pra determinada pessoa tem grande chance de também ser pra outras.
Mas por quê? A verdade é que o conceito como um todo é fundamentado em elementos culturais. Já perceberam que o que se achava brega há 10 anos ainda é tido como brega hoje em dia? E não importa o quanto a moda mude, o que é brega, sempre será brega. Ou você acha que uma margarida na lapela vai ser a nova sensação do verão?
Existe um abismo enorme entre brega e fora de moda.

A primeira a coisa a se pensar sobre o brega é que normalmente uma pessoa – ou produção – que leva esse apelido nada desejável tem a pretensão de estar elegante. É aí que devemos separar breguice de simplicidade, pois normalmente na primeira, o que predomina é o excesso.

Como já está subentendido no título do post, esse texto é, mais do que qualquer coisa, de cunho pessoal. Simplesmente a minha opinião sobre algo que assombra muita gente: o medo de estar brega.

Numa noite insone de férias, resolvi numerar 10 coisas bregas que vieram a minha cabeça. Não são os 10 itens mais bregas, nem tudo o que eu acho brega na vida. São pura e simplesmente coisas que vieram a minha cabeça aleatoriamente e que decidi compartilhar.

1. Plataforma
2. Barriga de fora
3. Cabelo anos 80
4. Legging de ginástica + salto
5. Calça capri
6. Blush forte
7. Crocs*
8. Jeans bordado
9. Alça de silicone aparecendo
10. Broche de flor

Quem concorda? Deixem nos comentários suas opiniões, e também o que mais vocês lembram de brega. Vamos discutir o caso.

*Só uma atualização: Não acho mais crocs brega e até comprei uma quando viajei pros EUA. Não uso pra passear, uso como pantufa em casa, pra dar um pulinho na casa da vizinha e usava nas cirurgias esse semestre. É muito confortável. :)

Sair da versão mobile