Maquiagem para iniciantes: como fazer o contorno do rosto
Depois que passei a fazer lives sobre maquiagem na minha página do facebook, recebi muitos pedidos para falar mais sobre contorno do rosto na maquiagem, então resolvi escrever esse post com tudo o que eu sei sobre o assunto e – principalmente – com imagens que vão tornar tudo mais fácil.
O que é e pra que serve o contorno na maquiagem?
O contorno do rosto, também conhecido como técnica de luz e sombra foi popularizado por Kim Kardashian e revolucionou a forma com que nos maquiamos. Se maquiadores já usavam a técnica muito antes americana, foi com ela que aprendemos a fazer a técnica em casa e usá-la na automaquiagem.
A técnica de contorno (e iluminação) nada mais é do que utilizar produtos para o rosto mais escuros e mais claros do que o tom da sua pele, com o objetivo de disfarçar e enaltecer detalhes do rosto.
Ótimos exemplos são as marcações abaixo das bochechas, que afinam o rosto e o contorno do nariz, que pode afiná-lo e mudar o seu formato.
Como fazer o contorno do rosto
Apesar de parecer difícil, a técnica não é um bicho de sete cabeças. É necessária uma observação minuciosa do rosto pra entender o seu formato e as áreas que você quer corrigir.
Pra facilitar, dividi as dicas por formato de rosto, mas não se apegue apenas a elas. Mais pro final do post, darei dicas extras que vão fazer toda a diferença.
Rosto coração/ triângulo invertido
Esse formato de rosto tem a linha da testa mais larga que o maxilar e o queijo protuberante. A dica é usar o pó escuro nas laterais da testa buscando equilibrar com a parte de baixo do rosto, assim como no queijo e abaixo das maçãs.
Rosto quadrado e retangular
São rostos com linhas marcantes, com a testa e maxilar amplos. Os quadrados possuem altura e largura semelhante, enquanto os retangulares são mais alongados.
Nesse caso a dica é escurecer as laterais da testa e do maxilar.
Rosto redondo
O rosto redondo não possui ângulos definidos, é mais largo nas maçãs do rosto e nas bochechas e as linhas da testa e maxilar são arredondadas.
A ideia para esse tipo de rosto é afiná-lo e faze-lo parecer mais comprido, usando o contorno em toda a lateral do rosto.
Rosto oval
A característica principal desse tipo de rosto é o seu formato alongado, com as maçãs do rosto sutilmente mais largas do que a testa e o maxilar.
A dica é usar o produto escuro não só nas laterais do rosto, abaixo das bochechas, mas também testa e no queixo, evitando que o rosto parece muito longo e fino.
Rosto triangular
Possui a parte de cima do rosto (testa) mais estreita e a de baixo (maxilar) mais larga. A dica é usar o contorno nas laterais do maxilar e apenas no topo da testa.
Mais dicas:
Apesar de o formato do rosto ajudar bastante na hora de fazer as correções, não é apenas nisso que devemos pensar.
A lógica do contorno é bem simples: tudo o que estiver mais escuro diminuirá, parecerá mais fino, por isso usamos sempre abaixo das bochechas, com o intuito de criar aquelas “entradas” estilo Angelina Jolie, que dão a aparência de um rosto mais magro.
Esse tipo de contorno só não é indicado pra quem tem o rosto muito longo e fino, pois a intenção nesse caso não seria afinar. Pra esse tipo de rosto, uma dica legal é usar o escuro no topo da testa e na base do queixo.
Quais produtos usar?
A escolha do produto para fazer o contorno do rosto é bem pessoal. Você pode fazer com corretivo ou base mais escuras do que o tom da sua pele, produtos em pó ou até mesmo bastões específicos para contorno.
Gosto muito dos bastões para fazer a “parte cremosa” do contorno quando vou fazer uma maquiagem mais elaborada, na qual uso esse produto na primeira fase e depois passo o contorno em pó por cima na finalização.
Quando quero uma maquiagem mais simples, uso apenas o produto em pó, que acho mais fácil de aplicar e tem resultado bom.
Pra quem é iniciante na técnica, não indico o uso de corretivos, porque geralmente são bem pigmentados e podem ser difíceis de espalhar.
Quer aprender mais? Indico o Curso de Maquiagem Online da Luciane Ferraes, que foi o que eu fiz e me ensinou MUITO sobre esse universo. Ele usta só 67 reais e é super completo. ;) #FicaADica
Espero que tenham gostado do post. Pra não ficar muito longo vamos abordar as dicas específicas para nariz e olhos em outro post, certo? <3
4 Comentários
Natz Sodré
Mesmo me maquiando sempre acredita que as vezes erro algo nessa parte do contorno? É cheia de detalhes. Ameeei esse seu post Rafa! Super prático e com dicas bem úteis… Não conhecia seu blog, mas, como estamos no mesmo grupo de blogueiras SP (whats) vim conferir, já amei! haha Beijokas lindona ;)
Rafaelli Antes
Que legal, Natz! Feliz que o post tenha te ajudado! <3
Victória Brito
Afinar o nariz com maquiagem é ótimo. A maquiagem consegue mudar a forma que nos vemos e ainda nos deixar mais bonitas!
Rafaelli Antes
Com certeza! É uma ótima aliada para dar um “up” no visual <3