Beleza

Dicas para o seu cabelo crescer saudável

By

Meu cabelo cresce muito rápido e as pessoas (e principalmente minha cabeleireira) sempre notam e me perguntam o que faço, mas a verdade é que eu faço pouquíssima coisa, e a intenção é sempre mantê-lo saudável, e não fazê-lo crescer.

Ano passado, por exemplo, eu tirei o ano inteirinho pra deixar o meu cabelo respirar (se você faz luzes, você deve imaginar o quanto é difícil deixar o cabelo um ano inteiro sem, né?) e crescer saudável, já que eu tinha passado por um corte químico e meu cabelo estava mega ressecado. Nesse tempo cuidei bastante do meu cabelo e esse ano já voltei com as luzes, mas estou cuidando muito melhor do que antes.

Hoje vou dividir com vocês as minhas dicas para quem quer que o cabelo cresça mais saudável.

como fazer cabelo crescer saudavel

1) Sobre os cortes – se o seu cabelo está com pontas duplas, a solução é cortá-las. Não existe produto que “cole” essas pontas e é muito melhor um cabelo um pouco mais curto do que um cabelo feio e ressecado.

Uma opção bem legal pra quem não quer tirar o comprimento é o corte bordado, que tira as pontas duplas e não encurta.

Se o seu cabelo já está saudável e você corta porque acha que assim ele vai crescer mais rápido, esqueça isso! O cabelo cresce da raiz e cortar mais não vai fazer ele crescer, e sim diminuir seu comprimento (parece muito óbvio, mas muita gente ainda acredita no contrário). Se você quer que ele cresça, deixe pra cortar apenas quando ele realmente está precisando. Aliás, eu acho que esse é o grande segredo do meu cabelo crescer tanto: eu cuido bem pra não precisar cortar, então acabo cortando uma ou duas vezes por ano, apenas.

dicas para o cabelo crescer

2) Hidratação e cuidados – como meu cabelo tem luzes, ele vive ressecado e pra ele ão quebrar eu tento manter a hidratação em dia. Minha máscara favorita do momento é o silicon mix bambu, mas quando bate a preguiça eu dou uma tapeada com o 3 minute miracle moist, da Aussie.

Além disso, sempre invisto em bons shampoos, condicionadores (favoritos do momento: Monoi e Argan, da Nativa SPA e Moisture Recovery, da Joico) e óleos para nutrir e melhorar a aparência dos fios no dia a dia.

Aqui, a dica é você buscar o que seu cabelo precisa e investir nos produtos que fazem bem a ele. Diferentes tipos de cabelo tem diferentes tipos de necessidade, então o que dá certo pra mim pode não dar certo pra você.

como fazer o cabelo crescer

3) Cuidado com a quebra! – além do ressecamento causado por químicas, calor do secador e babyliss e tempo, alguns elásticos (xuxinha, rabicó, ou como você falar, rs) quebram muito o cabelo e acabam deixando um aspecto feio, principalmente quando esse cabelo cresce e esse quebrado todo fica nas pontas. Tente usar elásticos e prendedores que não quebram o cabelo, como aqueles de mola (gosto muito desses), os mais grossos ou piranhas.

Para o meu cabelo, são basicamente essas dicas, mas é claro que existe muito mais coisa envolvida, como alimentação saudável e exercícios, o consumo de cigarro, a circulação sanguínea (que você pode ajudar a ativar fazendo massagens no couro cabeludo) e o excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Se você está no Projeto Rapunzel, aproveite pra se inspirar nesse post, e se quiser saber mais sobre o meu cabelo, assista esse vídeo (é só clicar no play abaixo ou clicar aqui pra ver direto no youtube) onde respondo várias perguntas sobre meu tipo de cabelos e alguns cuidados que tenho:

Você tem alguma dica pro cabelo crescer saudável? Ou tem dificuldades com o crescimento do cabelo? Conta aqui nos comentários.

You may also like