30 jun 15

Dicas para o seu cabelo crescer saudável

Beleza

Meu cabelo cresce muito rápido e as pessoas (e principalmente minha cabeleireira) sempre notam e me perguntam o que faço, mas a verdade é que eu faço pouquíssima coisa, e a intenção é sempre mantê-lo saudável, e não fazê-lo crescer.

Ano passado, por exemplo, eu tirei o ano inteirinho pra deixar o meu cabelo respirar (se você faz luzes, você deve imaginar o quanto é difícil deixar o cabelo um ano inteiro sem, né?) e crescer saudável, já que eu tinha passado por um corte químico e meu cabelo estava mega ressecado. Nesse tempo cuidei bastante do meu cabelo e esse ano já voltei com as luzes, mas estou cuidando muito melhor do que antes.

Hoje vou dividir com vocês as minhas dicas para quem quer que o cabelo cresça mais saudável.

como fazer cabelo crescer saudavel

1) Sobre os cortes – se o seu cabelo está com pontas duplas, a solução é cortá-las. Não existe produto que “cole” essas pontas e é muito melhor um cabelo um pouco mais curto do que um cabelo feio e ressecado.

Uma opção bem legal pra quem não quer tirar o comprimento é o corte bordado, que tira as pontas duplas e não encurta.

Se o seu cabelo já está saudável e você corta porque acha que assim ele vai crescer mais rápido, esqueça isso! O cabelo cresce da raiz e cortar mais não vai fazer ele crescer, e sim diminuir seu comprimento (parece muito óbvio, mas muita gente ainda acredita no contrário). Se você quer que ele cresça, deixe pra cortar apenas quando ele realmente está precisando. Aliás, eu acho que esse é o grande segredo do meu cabelo crescer tanto: eu cuido bem pra não precisar cortar, então acabo cortando uma ou duas vezes por ano, apenas.

dicas para o cabelo crescer

2) Hidratação e cuidados – como meu cabelo tem luzes, ele vive ressecado e pra ele ão quebrar eu tento manter a hidratação em dia. Minha máscara favorita do momento é o silicon mix bambu, mas quando bate a preguiça eu dou uma tapeada com o 3 minute miracle moist, da Aussie.

Além disso, sempre invisto em bons shampoos, condicionadores (favoritos do momento: Monoi e Argan, da Nativa SPA e Moisture Recovery, da Joico) e óleos para nutrir e melhorar a aparência dos fios no dia a dia.

Aqui, a dica é você buscar o que seu cabelo precisa e investir nos produtos que fazem bem a ele. Diferentes tipos de cabelo tem diferentes tipos de necessidade, então o que dá certo pra mim pode não dar certo pra você.

como fazer o cabelo crescer

3) Cuidado com a quebra! – além do ressecamento causado por químicas, calor do secador e babyliss e tempo, alguns elásticos (xuxinha, rabicó, ou como você falar, rs) quebram muito o cabelo e acabam deixando um aspecto feio, principalmente quando esse cabelo cresce e esse quebrado todo fica nas pontas. Tente usar elásticos e prendedores que não quebram o cabelo, como aqueles de mola (gosto muito desses), os mais grossos ou piranhas.

Para o meu cabelo, são basicamente essas dicas, mas é claro que existe muito mais coisa envolvida, como alimentação saudável e exercícios, o consumo de cigarro, a circulação sanguínea (que você pode ajudar a ativar fazendo massagens no couro cabeludo) e o excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Se você está no Projeto Rapunzel, aproveite pra se inspirar nesse post, e se quiser saber mais sobre o meu cabelo, assista esse vídeo (é só clicar no play abaixo ou clicar aqui pra ver direto no youtube) onde respondo várias perguntas sobre meu tipo de cabelos e alguns cuidados que tenho:

Você tem alguma dica pro cabelo crescer saudável? Ou tem dificuldades com o crescimento do cabelo? Conta aqui nos comentários.

Deixe seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui

20 comentários
  1. jaqueline viana - 01/07/15 - 01h08

    Meu Cabelo é Muito Ólioso Lavo Ele e Em Dois Dias Está Ólioso Novamente
    e Ele Não Creçe de Jeito Nem Um Não Passa Do Ombro.

    Fico Muito Chatiada Com Isso.

    Responder
    • Jaque, você já usou shampoo seco? Ajuda bastante a disfarçar a oleosidade quando não dá tempo de lavar. Uma marca muito boa é a batiste.
      Quanto ao crescimento do cabelo, siga as dicas que eu dei no post e veja se a sua alimentação está correta, tenho certeza que irão ajudar ;*

      Responder
  2. michelly - 01/07/15 - 22h44

    Eu ja tentei de tudo pro meu cabelo creser, mais nao deu serto. oke eu faço.

    Responder
  3. Wanessa Oliveira - 08/07/15 - 14h15

    amei as dicas Rafa, tive problema com couro cabeludo e agora melhorou muito. Queda foi um dos problemas, estava com falta em várias vitaminas do corpo, stress e ansiedade tbm atrapalham muito. Tem que cuidar e fazer um checkup geral em vc pra ver o que está ocasionando cada problema :)
    bjoka http://diadebrilho.com

    Responder
  4. Bárbara - 09/07/15 - 09h47

    O meu cabelo era enorme batia quase na bunda rsrsrs, dai um belo dia resolvi cortar :( pra que meu deus. Cortei ele quase que no ombro e desde então ele não cresce mais, já faz dois anos isso. Já fiz de tudo e nada!!

    Responder
    • mas você cortou só essa vez e nunca mais cortou, só deixou crescer?

      Responder
      • Bárbara

        Depois disso só aparei as pontas.

        Responder
        • Entendi… Bom, a dica é você cuidar bastante da sua alimentação, beber bastante água e hidratar seu cabelo pra ele ficar mais forte. :)

          Responder
  5. Micaelly Novais Da Silva - 11/07/15 - 00h27

    “Eu também pensava e acreditava, que, cortando mais o cabelo, pensava que o crescimento era com mais frequência!”

    Responder
  6. nic rch - 27/07/15 - 00h14

    nossa amei o post cortei meu cabelo 2 anos e ele n cresceu nd ainda

    Responder
    • sério? ;( tenta seguir essas dicas, e tem muito mais na internet. essas são as que deram certo pra mim =*

      Responder
  7. julia mara linhares - 28/07/15 - 01h46

    Como Fasso pro meu cabelo crescer mais rápido?

    Responder
    • Oi, Julia! As dicas que dei nesse post são as que funcionam comigo :) existem várias outras dicas na internet, mas não falei sobre elas porque nunca testei. Pra mim essas já bastam.

      Responder
  8. Mariana - 10/08/15 - 19h32

    Decobri que produtos com mandioca hidratam o cabelo além de fazê-lo crescer rápido! Meu cabelo é daqueles que “não cresce”, mas funcionou comigo! É uma boa dica!

    Responder
    • Muito obrigada pela dica, Mariana! Tenho certeza que minhas leitoras também vão adorar <3

      Responder
  9. Carina calmita - 17/09/15 - 08h24

    Meu cabelo nao cresce nada infezlimente nao passa nem do ombro. E muito triste

    Responder