Bate papo

Dicas para blogueiros #02: texto, imagens e comentários do post

By
Depois das dicas básicas pra começar seu blog, é hora de falarmos sobre os seus posts.
♥ O conteúdo dos seus posts é extremamente importante: como blogueiro(a) você deve demonstrar a sua opinião através das palavras, falar sobre assuntos que você gosta e pesquisar bastante sobre os temas escolhidos. Tente ao máximo não ter erros de português e não faça textos muito curtos ou enormes, se necessário divida seu texto em várias partes.

♥ Tão importante quanto o conteúdo é a aparência do seu post.

  • Para as letras, prefira cores neutras e escuras como o preto ou cinza escuro. Cores chamativas podem até parecer legais, mas cansam a visão do leitor e podem fazer com que ele saia do seu blog sem sequer terminar de ler um post.
  • Não adianta nada colocar uma letra escura se o seu plano de fundo é colorido ou cheio de figurinhas. Pra facilitar a leitura deixe a cor do fundo dos posts branca.
  • Na hora de escolher a fonte do texto, prefira fontes padrão como Arial, Times New Roman e Verdana. Não use um tamanho de fonte muito pequeno e deixe o negrito, itálico e sublinhado apenas pra quando você quiser destacar uma palavra ou frase no post.
  • Na hora de alinhar o texto, deixe-o no modo justificado, que deixa as palavras mais bem distribuídas no espaço do post. Utilize a opção centralizado apenas para títulos ou subtítulos dentro do seu post.
As imagens do post:
  • A parte visual do seu post é muito importante, por isso as imagens são essenciais. Além de ilustrar o assunto abordado elas servem pra distrair o leitor e não deixar o texto com aquela aparência enorme (e consequentemente entediar o seu leitor logo de cara).
  • Para edição de imagens eu uso o Adobe Photosop, que é um editor de imagens pago e também o Microsoft Office Picture Manager, que vem em alguns pacotes do Microsoft Office e é ótimo para edições mais simples, como cortar, redimensionar e mudar o brilho/contraste das imagens.
  • Pro seu blog ficar mais bonito, padronize o tamanho das imagens. Aqui no blog todas as imagens utilizadas tem 600 pixels de largura e eu faço essa alteração no picture manager.
  • Se você não tem o photoshop ou o picture manager, dá só uma olhada nessa lista com 6 editores de imagem gratuitos. Para aprender a redimensionar as imagens para o tamanho padrão que você usará no blog é só pesquisar no google “como redimensionar imagem no programa X”.
Na criação de um blog o google é sempre seu maior aliado e lá você encontra tudo o que você quiser, então não tenha preguiça e utilize-o pra tirar dúvidas e pra aprender mais sobre como editar imagens, por exemplo.

dicas sobre os comentários:
  • Quando você faz um blog no wordpress ou no blogpospot eles já tem sistema de comentários, mas você pode mudar pra outra plataforma como o disqus ou comentários via facebook.
  • Uma coisa muito chata que eu vejo principalmente em blogs novos é que as pessoas não tiram aquele sistema de verificação de comentários por letras e isso é MUITO chato! Pensa bem… as pessoas já não gostam muito de comentar em blogs e você ainda dificulta a vida delas. Pra que?
    Se o seu blog é pequeno provavelmente não vai ter muito spam, e mesmo que tenha o blogger tem um sistema que manda os comentários de spam pro ‘lixo eletrônico’, então não se preocupe com isso e aprenda a tirar a verificação.
  • E por último, mais uma dica: responda os comentários. Você pode responder no seu blog mesmo ou ir no blog ou no perfil da pessoa, mas responda, especialmente se ela estiver te fazendo uma pergunta. Isso vai fazer com que você estreite a relação com seus leitores. ♥

TODOS OS POSTS DA SÉRIE:
#1: Como criar seu blog
#2 Texto, imagens e comentários
#3: As 5 melhores e as 5 piores coisas de ser blogueira
#4: Como divulgar seus blogs nas redes sociais e como eu consegui mais de 2 milhões de likes na fanpage

You may also like