Bate papo

Dicas para blogueiros #01: Como criar seu blog

Depois que ser blogueiro deixou de ser apenas um hobby pra muitas pessoas e virou profissão (inclusive pra mim) eu passei a receber muitas dúvidas por e-mail ou mensagens perguntando como criar um blog e como começar a postar, divulgar e etc.
Muitas blogueiras já fizeram vídeos e posts sobre isso, com muito conteúdo legal e dicas que me ajudaram bastante, mas dessa vez resolvi dividir com vocês a minha experiência em uma série de posts que irá desde as dicas mais básicas como como criar seu blog até dicas mais complexas, como como usar o adsense, analytics e otimizar seu blog para os mecanismos de busca ;)

*Nesse e nos outros posts colocarei vários links pra textos muito bons sobre o assunto porque não vejo necessidade de escrever um texto enorme com coisas que outras pessoas já escreveram. Saibam que os links são parte do conteúdo desse post, e por isso é muito importante que você os leia. Na hora de criar um blog o que você menos deve ter é preguiça ;)

♥ Quando você decide fazer um blog, a primeira coisa a se pensar é sobre o que você vai falar: o seu blog precisa ter um foco (no caso do só para meninas, por exemplo, falo sobre o universo feminino em geral), precisa falar de algo que você goste e tenha certo conhecimento.

♥ De acordo com o tema do seu blog você deve escolher um nome pra ele, esse nome deve: ser fácil de escrever e ter a ver com o tema do blog, isso vai fazer com que as pessoas memorizem fácil e consigam te encontrar através de mecanismos de busca.
Se você espera que seu blog cresça, também deve pensar em escolher um nome único. Pra descobrir se alguém já usa o nome que você pensou basta fazer uma pesquisa rápida no google e também pesquisar se esse nome já está registrado em domínios .com, .com.br e etc (calma, vou falar sobre os domínios em outro post). Pra ver se o nome que você quer já está registrado é só clicar aqui e fazer a busca.
Experiência pessoal: quando eu criei o blog, eu não imaginava que ele cresceria tanto, por isso mantive o nome que eu já usava no twitter (@soparameninas), e quando fui registrar os domínios .com e .com.br já estavam sendo usados, por isso o endereço do blog é .net :( pra não ter problemas com isso, não pule a parte da pesquisa de domínio, mesmo que você não vá comprar agora é legal saber que ele está disponível.

A escolha da plataforma: Pra quem quer criar um blog, existem duas plataformas principais e gratuitas que podem ser usadas: o blogspot e o wordpress. Pra resumir, o blogspot é uma plataforma mais fácil de ser usada e o wordpress é uma plataforma mais profissional e com mais recursos.
Eu uso o blogspot desde o comecinho do blog e ainda não senti necessidade de mudar porque é uma plataforma muito fácil de entender, porém conheço muita gente que começou no blogspot e com o crescimento do blog preferiu mudar pro wordpress, por ter mais recursos. Todos os blogs grandes que eu conheço utilizam o wordpress.
Pra te ajudar nessa decisão, segue um texto bem explicativo do “quero criar um blog” – clique aqui pra ler.

Na hora de escrever: Depois de escolher o nome e criar o blog, é hora de escrever. A primeira dica que eu dou é: pesquise. Procure no google sobre o assunto que você quer falar e veja se já existem posts sobre isso, esses posts vão te ajudar a criar um conteúdo diferenciado (não faça posts iguais aos que já existem) e a obter mais informações.
Caso você use uma citação ou parte de um texto de outro blog, ou mesmo de um livro, revista ou outra fonte, nunca esqueça de citar o autor e colocar o link de onde você pegou a informação.
Outra coisa muito comum são os erros de português. É claro que errar é humano e eu mesma já cansei de escrever besteira aqui, mas todo o cuidado é pouco e um blog cheio de erros acaba tirando muito da sua credibilidade, então a dica é prestar atenção no corretor (ou até meso escrever o texto no word antes de passar pro blog), reler seu texto antes de publicar e pesquisar no google as palavras que você tem dúvida.

A Lully fez um resumão com dicas práticas pra você escrever melhor, assistam:

Leia mais: os erros de português mais comuns na internet
E aí, vamos começar esse blog? :) Pra não deixar esse post gigante as outras dicas virão em outros posts, por isso fica ligada que logo tem mais! Se vocês tiverem alguma dúvida sobre esse tema perguntem nos comentários, pra eu colocar nos outros posts.
Sei que esse post é basicão, mas achei necessário começar bem do comecinho. Leiam tudo com atenção e não esqueçam de clicar nos links e assistir o vídeo do final, tudo faz parte do conteúdo e é muito importante na hora de criar seu blog.
TODOS OS POSTS DA SÉRIE:
#1: Como criar seu blog
#2 Texto, imagens e comentários
#3: As 5 melhores e as 5 piores coisas de ser blogueira
#4: Como divulgar seus blogs nas redes sociais e como eu consegui mais de 2 milhões de likes na fanpage

26 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *