Bate papo

O que muda com o novo ano?

By

Nesse post eu quero convidar vocês a fazerem aquela listinha de objetivos pra 2013 de uma forma um pouquinho diferente, quero incentivar vocês a refletirem sobre o ano que passou, sobre o que queremos da nossa vida pro futuro e sobre quais pontos da nossa vida precisam de um pouco mais de atenção e até uma eventual mudança.
A gente não precisa de uma mudança de ano pra mudar de vida, afinal, a força de vontade pode vir em qualquer dia e se você decidir e seguir firme com uma meta, as coisas vão começar a acontecer. Mas como estamos com um pezinho em 2013 dá pra aproveitar a fase pra traçar novos planos pras nossas vidas.
A famosa lista de metas pode até parecer besteira, mas além de nos fazer pensar sobre coisas que muitas vezes deixamos de lado – o que eu realmente quero? – é uma forma de não se sentir perdida, como a gente várias vezes se sente.
Muitas vezes eu fiz a minha lista de forma errada: apenas com os objetivos enumerados. Várias ideias sobre família, amigos, finanças, estudos, entretenimento… mas apenas ideias e muitas vezes eu não cumpria nem a metade delas.
Esse ano eu fiz diferente: pra cada ponto, um ‘como fazer’. E foi útil em vários aspectos, primeiro esse como fazer evita que a gente trace metas impossíveis para aquele ano e consequentemente evita a frustração, além de te dar o passo a passo, tornando a meta mais simples e possibilitando que você a divida ao longo do tempo (caso seja um objetivo a se conquistar a longo prazo).
Então esse ano vamos fazer assim? :)
Pra saber o que queremos nesse futuro próximo a primeira coisa a se fazer é uma reflexão do que vivemos até aqui, do que temos sonhado e das coisas que não estão certas. Se você passou o ano todo se martirizando por falta de vontade de ir a academia ou estudar, que tal colocar esses itens na sua lista de metas?
Muitas vezes a gente fica desmotivado e espera que essa motivação venha de fatores externos como família, namorado, amigos, colegas ou até da conta bancária, mas a verdade é que o mundo segue, cada pessoa vai em busca de realizar seus sonhos e ninguém vai resolver a sua vida pra você, então a primeira dica é: liberte-se dos outros. Não espere apoio sempre, não espere que todo mundo concorde com você e não se sinta triste pelas coisas que você faz pelas pessoas e elas não fazem por você. É a vida e todo mundo passa por isso. O importante é a sua consciência, é saber o que você faz e porque você faz, e se você errar… recomece!
Não é vergonha começar de novo, não é vergonha não desistir e tentar quantas vezes quiser. Na verdade, essa é a forma mais eficaz de conseguir o que você quer.
Por outro lado, também é importante saber a hora de deixar pra lá. Se você está batendo na mesma tecla há muito tempo e as coisas simplesmente não mudam é hora de deixar pra lá… ou mudar a estratégia ;)
Então peguem suas canetas, reflitam um pouquinho sobre esse ano e anotem o que vocês gostariam de mudar, o que vocês gostariam de fazer, onde vocês querem estar… se esforcem pra organizar melhor seu tempo, não deixem de demonstrar amor a quem vocês amam e percam menos tempo com desafetos.
Parem de querer saber de quem te fez mal, preocupem-se mais com a vida de vocês e não se incomodem com a felicidade alheia, ao invés disso busquem a de vocês.
Não queiram ser igual a ninguém, se aceitem com as suas diferenças e usem-nas ao seu favor. Mudem o que precisa ser mudado, mesmo que doa, mas não deixem feridas antigas atrapalharem o presente, o futuro…
Vamos nos esforçar pra que esse ano seja melhor do que o outro, pelo menos no que depende de nós.
E eu encerro o post com uma frase que eu li lá no facebook:
‘Já que é improvável que 2013 seja diferente de todos outros anos, que a novidade sejamos nós.’

Então, respondendo a pergunta do título:
O que muda com o novo ano? VOCÊ!

You may also like